Em mais uma rodada de pesquisas eleitorais, Lula (PT) aparece como vencedor da disputa ao Palácio do Planalto. Ele figura com 54% nas intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) contabiliza 46% da preferência do eleitorado, de acordo com o instituto Genial/Quaest. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Considerando os votos totais, o petista conquista 49% dos entrevistados e o candidato à reeleição pelo PL fica com 41%. Votos brancos, nulos e soma de indecisos alcança 10%. A opinião de 2 mil pessoas foi registrada pessoalmente entre 10 e 12 de outubro. A confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07106/2022.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado oficial das urnas na primeira rodada das eleições 2022 foi de 48,4% para o cabeça de chapa do PT e 43,2% para o atual presidente. Lula venceu em 14 estados e no exterior e Jair Bolsonaro em 12 estados, incluindo Goiás, e no Distrito Federal.
A estratégia de campanha de Lula e Bolsonaro para vencer as eleições tem sido investir nas regiões onde não tiveram bom resultado nas urnas. Ex-candidatos a presidente e governadores eleitos e em campanha já se manifestaram a favor de cada um dos candidatos.
A corrida eleitoral esbarra na rejeição e no tempo. Os candidatos a presidente do Brasil buscam apoio dos partidos, mas sete legendas nacionais já se manifestaram pela neutralidade nas eleições. Sete das 32 siglas decidiram não manifestar apoio a Lula nem a Bolsonaro : União Brasil, o MDB, o PSDB, o PSD, o Podemos, o Novo e o DC. O suspense sobre uma possível aliança está sobre o Patriota, PRTB, PMB, PMN e UP.
O segundo turno para escolha do presidente da República será em 30 de outubro. Ao todo, 4.870.354 eleitores espalhados pelo Brasil, sendo a maioria mulheres (52,52% ), decidirão entre Lula e Bolsonaro. Em Goiás, há 92 zonas em 246 municípios somando 2.443 locais de votação que totalizam 14.620 seções eleitorais.