Parceria possibilita mais eficiência na atuação dos órgãos de controle

TCM, TCE e CGE trabalham em conjunto para apurar irregularidades

Os órgãos de controle têm estabelecido novas parcerias e fortalecido as já existentes, no trabalho de fiscalização dos atos, obras e serviços públicos.  O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) realizou no bairro Buriti Sereno, dia 19 de outubro, inspeção para averiguação de possíveis irregularidades no termo aditivo de contrato firmado entre a prefeitura de Aparecida de Goiânia e o consórcio de empresas de engenharia responsável pelas obras de pavimentação urbana, incluindo terraplenagem, calçamento e meio-fio, no município. Fruto de cooperação entre TCMGO, Controladoria Geral do Estado (CGE) e Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), a vistoria contou com apoio do laboratório móvel do TCE-GO para avaliar a extração de seis amostras dos materiais usados na mistura asfáltica.

A inspeção foi executada por um grupo de auditores integrado pelos servidores do TCMGO Hélen Regina Capucho e Marcos Vinícius Padovani Guerra.

A  parceria  firmada entre os Tribunais de Contas dos Municípios e do Estado tem como objetivo a integração de trabalhos e o uso dos equipamentos de topografia e do laboratório de solos e pavimentos do  TCE-GO.

O auditor de controle externo da Secretaria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do TCMGO, Pedro de Albuquerque Maranhão, explica que o Tribunal tem dado prioridade para a fiscalização de obras na fase de execução. “Isso possibilita que as irregularidades encontradas sejam corrigidas antes que os contratos sejam concluídos e totalmente pagos, ou sanadas ainda no período de garantia da obra”, afirma.

A cooperação entre as instituições de controle e fiscalização, com o compartilhamento de conhecimentos e equipamentos, propicia uma atuação mais eficiente na fiscalização das despesas municipais com infraestrutura e serviços de engenharia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos