Com mais tempo em frente a telas, miopia se torna epidemia e crianças são as mais afetadas

Usar celular, computador ou tablet por horas é um hábito de milhares de pessoas em todo o mundo diariamente. A maioria delas utiliza os aparelhos para o trabalho, mas as crianças enxergam uma opção de lazer que está custando a saúde ocular.

A miopia está se tornando uma epidemia, principalmente entre elas. Cerca de 70% dos médicos entrevistados em um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) notaram o panorama entres os menores de idade pelo excesso de telas. 

A média geral de tempo focado nos smartphones aumentou 45% entre 2019 e 2021, conforme um levantamento da Annie Intelligence. O público infantil, entre 7 e 9 anos de idade, teve um índice parecido após a pandemia. A proporção de pequenos que ficavam três ou mais horas com o equipamento era 30% e foi para 43%, segundo a Panorama Mobile Time/Opinion Box.

O oftalmologista Bruno Rodrigues explica que a literatura médica tem registrado aumento de casos de crianças com o distúrbio, que afeta a visão nítida de longe. O erro refrativo ocorre com o uso excessivo de telas porque os aparelhos ficam próximos aos olhos durante muito tempo e exige esforço constante de acomodação ocular pelo músculo dos olhos para “capturar” a imagem.

“No caso dos adultos, as alterações são cansaço visual e olho seco. É que passamos a piscar menos, o que dificulta a renovação do canal lacrimal. Os óculos de filtro de luz azul estão na moda para tentar coibir a tendência. Teoricamente, o comprimento de luz azul emitido por telas seria mais prejudicial aos olhos. Nenhuma evidência científica, no entanto, comprova que o uso desse recurso traga benefícios para a saúde ocular”, diz o especialista.

Os sintomas de anormalidades incluem dor de cabeça, sensação de cansaço visual, sensação de coceira nos olhos e sensação de olhos arranhando, olho seco, vermelhidão, embaçamento visual ao final do dia, flutuação da visão e alteração do sono.

O brilho das telas, especialmente à noite, pode desregular o chamado ciclo circadiano, responsável pela variação nas funções biológicas em 24 horas, e a produção da melatonina, o hormônio do sono.

“É preciso estimular práticas ao ar livre e práticas esportivas para que a criança trabalhe mais a visão de longe em ambientes com iluminação solar. Isso evita o aparecimento e progressão da miopia e ajuda no desenvolvimento normal da visão. A estratégia para as pessoas mais velhas terem relaxamento da visão seria olhar para longe através de uma janela, observando e piscando mais, por exemplo”, sugere Bruno.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para as crianças é que as crianças de até dois anos não sejam expostas à telas. Entre dois a cinco anos de idade a sugestão é limitar em  apenas uma hora por dia. Para aquelas entre seis e dez anos, o ideal seriam duas horas por dia.

Para os adultos, o ideal são pausas ao longo da rotina diária. As consultas oftalmológicas anuais para avaliar a saúde ocular também são importantes, inclusive para verificar a necessidade de uso de óculos e identificar outras possíveis doenças.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos