Prefeitura de Goiânia faz votação para realocar bancas da Feira Hippie

Neste fim de semana, 15 e 16, a Prefeitura de Goiânia realizará a votação para realocação das bancas da Feira Hippie na Praça do Trabalhador. No primeiro dia o evento acontece das 8h às 17h, já no segundo, será das 8h às 15h.

Durante os dois dias, o feirantes terão duas opções para votar: pela permanência daqueles que estavam na Rua 44 na Praça do Trabalhador até a entrega da reforma da Praça, prevista para janeiro de 2023 ou pelo retorno para dentro da praça, apesar das obras em andamento, liberando todo o trânsito na região da 44.

Descrição da cédula de votação pela realocação das bancas da Feira Hippie:

Cédula de votação pela realocação das bancas da Feira Hippie                       (Reprodução/Prefeitura de Goiânia)
  1. Todas as quadras permanecerão dentro da praça a partir deste mês de outubro. Organizadas em corredores, começando da Av. 44 até a Av. Goiás.
  2. Todos os feirantes (exceto as quadras que estavam obstruindo a Av. 44 e Av. Leste Oeste voltarão ao seu lugar de origem e irão esperar o sorteio de quadras no mês de janeiro.

A urna ficará na feira ao lado do posto da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Depois irá para o gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), onde, na segunda-feira, 17, acontecerá a contagem e a divulgação do resultado.

O titular da Sedec, Sílvio Sousa, fala do aspecto democrático da votação. “Estamos priorizando o diálogo com os diretores das duas associações que representam os feirantes da Feira Hippie para mostrar transparência em todo esse processo. A Sedec deixou claro que é necessário tomar uma atitude justa, para que ninguém fique prejudicado. Como em todo processo democrático, qualquer das duas decisões será acatada pela secretaria”.

Já o presidente da Associação dos Feirantes da Feira Hippie, Waldivino da Silva, afirma que o feirante precisará tomar a decisão para “acabar com o impasse”. Ele também declara que o órgão possui um posicionamento, mas é preciso ouvir o trabalhador.

“Queremos resolver o problema.” Quando questionado sobre qual seria a preferência da associação, ele diz que seria por entrar na praça. “Mas temos quem não quer. Então queremos ouvir, queremos resolver” finaliza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos