O prazo para o cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE), relativo ao ano de 2022, termina no próximo dia 31. Desde janeiro os estudantes têm acesso ao sistema para adesão e atualização de dados cadastrais, de forma ininterrupta, algo inédito realizado pelo Governo de Goiás, devido ao calendário escolar atípico ocasionado pela pandemia da Covid-19.
A data limite foi alterada de novembro para outubro, para que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) modifique e implante um sistema mais moderno de pagamento do crédito. Desde o início do ano, mais de 82 mil estudantes efetuaram o procedimento. O benefício que é concedido pelo Governo de Goiás da a garantia de 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta de casa até a instituição de ensino.
Os municípios que têm cobertura do programa são: Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
Como fazer
Para os alunos de Goiânia e Região Metropolitana, o cadastro e o recadastro é feito pelo site Juventude do governo de Goiás. Com a solicitação aprovada, o prazo é de 15 dias para que o cartão do novo beneficiário fique pronto. Ao fim desse prazo o estudante recebe um e-mail informando sobre o cartão, em seguida o documento deve ser retirado na unidade do Vapt-Vupt escolhida no ato da inscrição.
Para realizar o resgate, é necessário agendar pelo site do Vapt-Vupt.
Os estudantes da cidade de Anápolis, que já possuem o benefício, devem procurar a instituição de ensino em que está matriculado para que ela faça o envio da solicitação para a Urban. Já os alunos que ainda não integram o programa, o cadastro é realizado de forma presencial e deve ser realizado na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes. Os documentos necessários são, cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4.
Após a solicitação ser aprovada, o cartão poderá ser retirado no prazo de sete dias, contando a data do pedido formal, o local para retirar o cartão é na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, localizada na Rua Tônico de Pina, Setor Central.
Em Anápolis, todos que forem contemplados com o programa deve fazer a ativação do benefício junto ao governo, nas unidades do Vapt-Vupt, agendando pelo site.