Frente fria provoca pancadas de chuvas em diversas regiões de Goiás nesta quinta-feira, 20

Após dias quentes, frente fria deve provocar chuvas em Goiás

Meio termo, não é uma expressão conhecida pelos goianos quando o assunto é clima. No início da semana, a previsão era de alerta para temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. Já nesta quinta-feira, 20, a previsão é de chuvas, que nos próximos três dias devem ocorrer em formato de tempestades.

Mapa de previsão do tempo para essa quinta e sexta-feira (Foto: Reprodução / Cimehgo)

As informações constam nos boletins diários do Centro de Informações de Meteorológica e Hidrológica de Goiás (Cimehgo). A variação de um extremo para o outro está relacionada ao fenômeno La Niña, que atua em Goiás há três anos consecutivos, deixou a situação climática ainda mais intensa.

O fenômeno, segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, foi o responsável pelo período de estiagem mais prolongado deste ano, assim como a sequência de frentes frias, ocorridas, atipicamente, entre maio e agosto deste ano.

Em todo o país, o La Niña tem provocado uma sequência de mudanças extremas. A região sul, por exemplo, foi acometida com tempestades e alertas para tsunamis. Dezenas de cidades sofreram com inundações e vendavais.

Agora, essa massa de ar frio chega a Goiás, quebrando o padrão de calor intenso e baixa umidade, provocando a formação de áreas de instabilidade. No entanto, assim como no Sul do país, com a influência do La Niña, as chuvas devem ocorrer em formato de tempestade, principalmente em novembro, quando o período chuvoso se estabelece no estado.

Goiânia tem previsão de chuva até a próxima segunda-feira, 24:

Previsão do tempo para Goiânia para esta quinta-feira, 20, e final de semana. (Foto: Reprodução / ClimaTempo)

Previsão do tempo para alguns municípios:

Previsão do tempo para alguns municípios (Foto: Divulgação / Cimehgo)

Previsão do tempo para alguns municípios (Foto: Divulgação / Cimehgo)
Previsão do tempo para alguns municípios (Foto: Divulgação / Cimehgo)

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vice-governador Daniel Vilela prestigia penúltima etapa da temporada do Stock Car

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, voltou a ser o centro das atenções do automobilismo nacional ao receber a penúltima etapa da Stock Car Pro Series, neste domingo, 24. Reconhecido por sua estrutura de excelência e pela receptividade do público goiano, o autódromo consolida a capital de Goiás como um destino obrigatório no circuito esportivo brasileiro.
 
Durante o evento, o vice-governador Daniel Vilela destacou a importância da competição para o estado. “Goiás reafirma seu potencial para sediar grandes competições. Nossa estrutura e a paixão do público goiano pelo esporte fazem toda a diferença,” afirmou Daniel. O primeiro lugar da corrida principal ficou com Gaetano di Mauro, que recebeu o troféu das mãos de Daniel Vilela. Ricardo Mauricio e Guilherme Salas completaram o pódio.
 
A etapa deste domingo foi decisiva para os pilotos que buscaram garantir vaga na final, marcada para dezembro, em Interlagos, São Paulo. Em toda esta temporada do circuito, Goiânia foi a cidade que mais sediou as competições, tendo sido anfitriã por três vezes. Segundo o vice-governador, a previsão é trabalhar para manter a capital goiana como protagonista no esporte nacional.
 
“Vamos fechar o autódromo em janeiro para fazer uma grande reforma, a fim de receber eventos nacionais e, até mesmo, internacionais. Portanto, vamos seguir, cada vez mais, na rota dos grandes eventos do automobilismo brasileiro e internacional, o que consolida Goiânia e o Estado de Goiás como palco de grandes eventos, rota de entretenimento e de muitas oportunidades,” explicou Daniel Vilela.
 
Segundo o secretário estadual de esporte e lazer, Rudson Rosa Guerra, a escolha de Goiânia como palco por três vezes da disputa, inclusive na frente da capital paulista, que detém o maior autódromo do país, “demonstra a seriedade com que o Governo de Goiás conduz o setor esportivo.” Ele ainda comentou que “o governador Ronaldo Caiado vem trabalhando muito nessa questão, tendo como grande aliado o vice, Daniel Vilela, que atua não apenas pelo autódromo, mas também na revitalização do Serra Dourada.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp