Região Metropolitana de Goiânia terá transporte gratuito para quem quer ir às urnas

Região Metropolitana de Goiânia terá transporte gratuito nas Eleições

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) anunciou que a Região Metropolitana de Goiânia terá transporte público gratuito no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições 2022. A medida segue recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), com intenção de garantir acesso à votação para todas as camadas da população. Assim, evita também o aumento da abstenção.

Transporte gratuito em Goiânia e região metropolitana

No primeiro turno das eleições 2022, a Região Metropolitana de Goiânia contou com a gratuidade no transporte público. Aos domingos, a média normal é de 64 mil pessoas embarcando em ônibus na região da Capital. No dia 2 de outubro, o número aumentou para 87 mil passageiros.

“Para tanto, encaminhou ao Redemob Consórcio recomendações de procedimentos para implementar a gratuidade nas catracas, orientação aos motoristas e proibição de venda a bordo com liberação da catraca para quem não possuir o sit-pass”, afirmou a CMTC.

A decisão de liberar a gratuidade aconteceu mediante solicitação da Coligação Juntos por Goiás e pelo Brasil (PT/PV/PC do B e PSB). Além disso, ela ocorre depois de determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a medida não resultaria em prática de crime eleitoral. Na verdade, seria uma atitude recomendável.

A projeção é de que, no segundo turno, sejam 2.684 viagens na Região Metropolitana de Goiânia. Como alternativa, a CMTC também deixará uma frota extra de 33 veículos, caso sejam necessários.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Carro derrapa na pista e bate em carreta na BR-365, em Patos de Minas: ocupantes saem ilesos do acidente.

Um carro derrapou na pista e bateu na traseira de uma carreta na BR-365, em Patos de Minas, causando um grande susto para os ocupantes, porém, felizmente, todos saíram ilesos do acidente. A ocorrência se deu em uma noite chuvosa, quando seis pessoas estavam no veículo, incluindo duas crianças de 2 e 3 anos, duas mulheres e dois homens.

Após derrapar, o carro acabou girando na pista até colidir na traseira da carreta que estava no sentido oposto. O impacto da batida foi tão intenso que o veículo de passeio foi arremessado para fora da via, mas, por sorte, ninguém ficou ferido. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para prestar o atendimento necessário no local do acidente.

Além das crianças, os dois homens e as duas mulheres que estavam no carro foram encaminhados ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com queixas de dores nas costas e na cabeça, mas sem ferimentos graves. O motorista da carreta, que saiu ileso do ocorrido, prestou todo o suporte necessário às vítimas.

O veículo de passeio seguia de Patrocínio a Patos de Minas quando o acidente aconteceu, em uma situação que serve como alerta para os cuidados que devem ser tomados ao dirigir com a pista molhada. A aquaplanagem pode ser um perigo em dias de chuva, sendo essencial reduzir a velocidade em até 30% da permitida e evitar freadas bruscas, para não comprometer a aderência dos pneus ao solo.

Para evitar acidentes em situações similares, é fundamental manter o controle do veículo, reduzir a velocidade gradativamente e evitar movimentos bruscos no volante. Dirigir com cautela e atenção das condições climáticas é essencial para garantir a segurança de todos os ocupantes do veículo. A conscientização no trânsito é primordial para prevenir tragédias como a que quase ocorreu na BR-365 em Patos de Minas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp