Da Estação Ferroviária ao Grande Hotel: veja patrimônios históricos em Goiânia

Estação Ferroviária Goiânia

Desde a culinária típica até a música sertaneja, Goiânia pode ser definida por diferentes identidades. Além desses fatores, é importante lembrar que a cidade possui um grande acervo de Art Déco, um estilo de arquitetura pulsante em solo goianiense. Ainda na parte artística, a capital do estado de Goiás possui mais de 20 monumentos e edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Patrimônios históricos de Goiânia

Apesar de ser uma cidade relativamente nova, completando 89 anos nesta segunda-feira, 24 de outubro, Goiânia tem muita história para contar. Os seus patrimônios históricos se concentram no Centro e no Setor Campinas, que costumava ser um município à parte e se tornou um bairro assim que houve a construção da nova capital estadual.

A Praça Cívica é o principal elemento do traçado urbano de Goiânia, sendo que 12 patrimônios históricos são constituintes do Conjunto da Praça Cívica, que inclui edifícios institucionais e mobiliário urbano. O tombamento desse acervo arquitetônico e urbanístico de Goiânia obteve aprovação do Conselho Consultivo do Iphan em 2002.

As edificações do Teatro Goiânia, da Estação Ferroviária, do Coreto da Praça Cívica, da mureta e do trampolim do Lago das Rosas, do Grande Hotel, do Museu Pedro Ludovico Teixeira e do Palácio das Esmeraldas estão entre as principais da Capital. São patrimônios históricos por sua relevância no art déco.

Confira a lista dos patrimônios históricos de Goiânia:

  • Casa de Pedro Ludovico Teixeira
  • Coreto da Praça Cívica
  • Delegacia Fiscal (atual Superintendência do Iphan em Goiás)
  • Fontes Luminosas da Praça Cívica
  • Fórum e Tribunal de Justiça
  • Museu Zoroastro Artiaga
  • Obeliscos com Luminárias da Praça Cívica
  • Palácio das Esmeraldas
  • Chefatura de Polícia (atual Subsecretaria Estadual de Cultura)
  • Secretaria Geral (atual Centro Cultural Marieta Telles)
  • Torre do Relógio
  • Tribunal Regional Eleitoral
  • Escola Técnica Federal de Goiás
  • Estação Ferroviária
  • Mureta do Lago das Rosas
  • Trampolim do Lago das Rosas
  • Colégio Estadual Lyceu de Goiânia
  • Prédio do Grande Hotel
  • Teatro Goiânia
  • Antigo Palace Hotel
  • Sede do Fórum e da Prefeitura Municipal de Campinas

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e o que fecha no período de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Goiânia informa o funcionamento das repartições públicas e oferta de serviços à população na semana do Natal e Ano Novo. Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) institui ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, em virtude do feriado do Natal e do Ano Novo, respectivamente.

O documento não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam plantão permanente. Desta forma, serão mantidos todos os serviços de urgência, emergência e os essenciais à população, como salas de vacinação, serviços de limpeza urbana, assistência às mulheres vítimas de violência e ações de fiscalização.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 15 unidades de saúde que funcionam 24h, conforme a classificação de risco. A lista completa de unidades de atendimento para pediatria e adultos está disponível no link.

Para emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. Estarão abertas as seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro Municipal de Vacianção (CMV), Ciams Urias Magalhães, Ciams Dr Domingos Viggiano e Ciams Novo Horizonte.

A Comurg mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, roçagem, poda de árvores, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 9855-8555.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses estará de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, caso sejam avistados animais agressivos. Em caso de mordida, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, não será afetado. A casa opera 24 horas por dia, com encaminhamento realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão busca ativa 24 horas. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará durante todo o período.

Guarda Municipal
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) funcionará normalmente, e a população pode entrar em contato pelo telefone 153 em caso de ocorrências.

Lazer
Na semana do Natal, o Mutirama seguirá seu calendário normalmente. As atividades do parque começam na quinta-feira, dia 26 de dezembro, funcionando até o domingo, 29, em seus horários habituais das 10h até às 16h.

Assim como no Natal, o Ano Novo não afetará as atividades do Mutirama. Após o feriado do dia 1⁰, na quarta-feira, o parque abre suas portas na quinta, 02, e segue funcionando normalmente até domingo, começando o ano de 2025.

Já o Parque Zoológico sofrerá pequenas mudanças no seu calendário. Na semana do Natal, o parque só abrirá de quinta a domingo. Portanto, na quarta-feira, 25, o zoológico não estará aberto, retornando suas atividades normais na quinta, 26, às 8h30, fechando sua bilheteria às 16h00. No ano novo, o Zoológico não funcionará na quarta-feira (1⁰ de janeiro), e retorna com seu calendário normal na quinta, 02.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp