Comissão de vereadores investiga irregularidades na Saúde em Goiânia

Comissão deve pedir à prefeitura a instalação de processo administrativo para apurar porque os três médicos escalados para trabalhar no Ciams do Novo Horizonte na manhã desta segunda-feira (30/10) não estavam atendendo

A Comissão Especial de Inquérito, que investiga irregularidades na Saúde em Goiânia, deve pedir à prefeitura a instalação de processo administrativo para apurar porque os três médicos escalados para trabalhar no Ciams do Novo Horizonte na manhã desta segunda-feira (30) não estavam atendendo. A justificativa da diretora da unidade é que dois profissionais estão de atestado médico e um teria sido descredenciado.

Segundo o relator da CEI, Elias Vaz (PSB), a situação precisa ser apurada. “Nós encontramos vários pacientes sofrendo à espera de atendimento enquanto os médicos que ganham para isso simplesmente não foram trabalhar. Esses pacientes são jogados de uma unidade para outra e ainda saem sem ser atendidos” afirmou.

Durante a primeira diligência da CEI da Saúde, na manhã desta segunda-feira (30), os vereadores detectaram outros problemas, como a falta de remédios, principalmente antibióticos e corticoides. A CEI também observou o descumprimento da lei municipal que determina a divulgação, na entrada da unidade, da escala de médicos de plantão.

“As pessoas muitas vezes sem condições percorrem diversas unidades de atendimento à saúde em Goiânia, sem sucesso. Quando conseguem agendar uma consulta, se deparam com unidades sem médicos. Estamos falando de vidas. Não tem como esperar, é preciso que haja atitudes urgentes e corretas para solucionar esse caos da saúde”, disse Clécio Alves, presidente da CEI.

Segundo Clécio Alves, as diligências serão realizadas semanalmente. “É uma forma de identificar os maiores problemas enfrentados pelos pacientes da rede pública de saúde na capital”, afirmou. A próxima será na quarta-feira (1°), às 7 horas, em local que será divulgado apenas no momento de saída dos vereadores.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos