No segundo turno, mais de 30 ônibus extras integram esquema especial com gratuidade em Goiânia e outras 17 cidades

No segundo turno, mais de 30 ônibus extras integram esquema especial com gratuidade em Goiânia e outras 17 cidades

No próximo domingo, 30, o transporte público terá esquema especial com 33 ônibus extras na capital e em municípios da região metropolitana. A recomendação de gratuidade da tarifa foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e acatada pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O serviço começa às 4 horas e segue até às 23 horas.

A ideia é atender a população mais carente no dia das eleições do segundo turno para garantir o direito e dever ao voto. A isenção de cobrança pode ajudar a reduzir o índice de abstenções na escolha do presidente da República. As catracas serão liberadas em todas as viagens. A escala de horários será a de domingo, com menos veículos, porém os extras poderão rodar em caso de necessidade. 

No primeiro turno, a tarifa também não foi cobrada e o movimento não foi muito diferente do registrado em outros finais de semana. Ao todo, foram 87 mil passageiros, sendo 64 mil a média para o domingo fora das eleições, em 2.684 viagens em Goiânia e na região metropolitana composta por 17 municípios. A CMTC orienta que os passageiros utilizem o aplicativo SIM Rmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

No início deste mês, o ministro  do Supremo Tribunal Federal (STF),  Luís Roberto Barroso, proibiu a redução de ônibus no dia da eleição, mas não obrigou as empresas a concederem passagem gratuita nos municípios brasileiros.

O percentual de eleitores que não votaram em 2 de outubro deste ano foi maior do que o registrado nas eleições de 2018. Um milhão de pessoas aptas a votar em Goiás, equivalente a 21,7% do total, não foram até as seções eleitorais. Há quatro anos, o índice foi de 20,2%. As pesquisas de intenção de votos têm mostrado diferença mínima entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL).  

Se o segundo turno das eleições 2022 fosse nesta terça-feira, 25, o petista venceria com 50,2% dos votos válidos, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. O atual presidente pontuaria com 49,8%. No primeiro turno, Bolsonaro venceu em Goiás, com 52,16% dos votos válidos, contra 39,51% de Lula. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos