O dever cívico falou mais alto para uma noiva de Jataí, a cerca de 293 quilômetros de Goiânia. A mulher saiu direto da festa de casamento para votar por medo de perder o horário. Ela foi ao local acompanhada pela cerimonialista e damas de honra. O noivo não quis comparecer.
“A festa começou ontem [sábado, 29], às 18h30 e acabou agora [manhã deste domingo]. Se eu dormisse eu não ia votar e eu precisava votar. Estou só a emoção de poder exercer esse voto porque acredito muito, muito no meu direito de exercer a minha cidadania. Esse voto faz a diferença”, declarou a empresária Alzenice Rocha.
A cena inusitada chamou atenção dos eleitores que votam na mesma seção eleitoral. A noiva subiu e desceu as escadas com dificuldade por causa do volume da saia do vestido de noiva. Ela foi embora prometendo dormir e acordar somente nesta segunda-feira, 31, por estar muito cansada.
Em Goiás, há 4.870.354 cidadãos aptos a escolher os candidatos a mandatos eletivos. Somente na capital há 355 seções que contemplam 1.032.004 de eleitores, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). A votação ocorrerá entre 8h e 17h e depende de apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória, assim como o título de eleitor na versão impressa ou tradicional.
O transporte público coletivo será liberado nem Goiânia durante todo o dia para facilitar a locomoção das pessoas até os locais de votação, o que deve reduzir a abstenção comparada ao primeiro turno no estado.