Sindicato dos caminhoneiros de Goiás nega participação nas manifestações e culpa agro: “Temos que aceitar a democracia!”

Insatisfeitos com a vitória de Lula (PT), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) bloquearam diversas rodovias federais. A manifestação começou na noite deste domingo, 30, e segue ganhando forças na manhã desta segunda-feira, 31. Apesar do movimento estar ganhando força com o nome dos caminhoneiros, o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Goiás (Sinditac-Go) garante que a categoria não participa ou apoia tal ato.

Além disso, o presidente do Sinditac explica que a manifestação é liderada por trabalhadores do agronegócio e afirma que eles estão “usando os caminhões deles e falando que são os caminhoneiros”.
Vantuir também diz que a categoria está otimista com a vitória de Lula.

“Nós estávamos excluídos do orçamento do país. Tudo que o trabalhador precisava não tinha condições de fazer porque o ganho dele não aumentava, não acompanhava a inflação. O país que tem petróleo suficiente, trabalho suficiente e o trabalhador está passando dificuldade, tem alguma coisa errada”, ressalta.

O representante da categoria também afirma que os caminhoneiros autônomos não vão participar do movimento. De acordo com ele, os trabalhadores estão preocupados com os preços abusivos do diesel e dos pneus. Além disso, eles respeitam a democracia.

“Temos que aceitar a democracia! Nós perdemos a eleição para o Bolsonaro e aceitamos sem problema nenhum…. Em relação a manifestação, é bobeira o caminhoneiro fazer. É a democracia do país. Ela deve ser aceita!”, concluiu.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF-GO), até às 9h40 desta segunda, ao menos cinco trechos no estado haviam sido bloqueados. São estes na BR-060 no km 101, em Anápolis, na BR-153, no km 703, em Itumbiara, na BR-040, nos km 94 e km 19, próximo de Luziânia, na BR-040 no KM 94, em Cristalina e na BR-364 em Jataí.

A princípio, as manifestações ocorrem de forma pacífica. Equipes da Triunfo Concebra e da PRF estão nos locais. Os policiais tentam negociar com os bolsonaristas a liberação da via.

Protestos também acontece em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e o que fecha no período de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Goiânia informa o funcionamento das repartições públicas e oferta de serviços à população na semana do Natal e Ano Novo. Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) institui ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, em virtude do feriado do Natal e do Ano Novo, respectivamente.

O documento não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam plantão permanente. Desta forma, serão mantidos todos os serviços de urgência, emergência e os essenciais à população, como salas de vacinação, serviços de limpeza urbana, assistência às mulheres vítimas de violência e ações de fiscalização.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 15 unidades de saúde que funcionam 24h, conforme a classificação de risco. A lista completa de unidades de atendimento para pediatria e adultos está disponível no link.

Para emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. Estarão abertas as seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro Municipal de Vacianção (CMV), Ciams Urias Magalhães, Ciams Dr Domingos Viggiano e Ciams Novo Horizonte.

A Comurg mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, roçagem, poda de árvores, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 9855-8555.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses estará de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, caso sejam avistados animais agressivos. Em caso de mordida, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, não será afetado. A casa opera 24 horas por dia, com encaminhamento realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão busca ativa 24 horas. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará durante todo o período.

Guarda Municipal
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) funcionará normalmente, e a população pode entrar em contato pelo telefone 153 em caso de ocorrências.

Lazer
Na semana do Natal, o Mutirama seguirá seu calendário normalmente. As atividades do parque começam na quinta-feira, dia 26 de dezembro, funcionando até o domingo, 29, em seus horários habituais das 10h até às 16h.

Assim como no Natal, o Ano Novo não afetará as atividades do Mutirama. Após o feriado do dia 1⁰, na quarta-feira, o parque abre suas portas na quinta, 02, e segue funcionando normalmente até domingo, começando o ano de 2025.

Já o Parque Zoológico sofrerá pequenas mudanças no seu calendário. Na semana do Natal, o parque só abrirá de quinta a domingo. Portanto, na quarta-feira, 25, o zoológico não estará aberto, retornando suas atividades normais na quinta, 26, às 8h30, fechando sua bilheteria às 16h00. No ano novo, o Zoológico não funcionará na quarta-feira (1⁰ de janeiro), e retorna com seu calendário normal na quinta, 02.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp