Dia de Finados: Saiba como será o funcionamento de cemitérios e comércios neste feriado

Dia de Finados: Saiba como será o funcionamento de cemitérios e comércios neste feriado

O feriado de Finados terá restrições no funcionamento do comércio e repartições públicas nesta quarta-feira, 2, enquanto os cemitérios estarão prontos para receber o público. Os sete cemitérios de Goiânia terão programação especial. As celebrações religiosas devem ocorrer de manhã e à tarde. Nos shoppings, as lojas, praças de alimentação e os quiosques receberão clientes normalmente com abertura variando entre 10h e 12h e encerramento às 22h. Os serviços municipais de saúde, limpeza e manutenção urbana funcionarão em regime de plantão e as linhas de ônibus terão planilha de sábado e domingo, além de cinco linhas específicas para os locais.

As linhas 100 (Cemitério Parque/Jd. das Palmeiras/Centro) e 101 (T. Bíblia/GO-020/Cemitério Memorial) estarão operando das 07h às 18h, as  Linhas 102 (T. Pe. Pelágio/Av. Perimetral/Cemitério Parque) e 103 (T. Araguaia/Cemitério Esperança) funcionarão de 07h30 às 17h30 e a linha 105 (T. Pça A/Cemitério Parque) estará em operação das 07h30 às 18h. Apesar disso, a expectativa é que menos pessoas se dirijam até os cemitérios no feriado, assim como nos anos anteriores. A tendência foi informada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).  Em 2019 foram 80 mil visitantes e em 2020 – atípico por causa da pandemia – cerca de 70% menor , ou seja, cerca de 24 mil.

A Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) oferecerá suporte 24 horas aos clientes, por meio de canais não presenciais e gratuitos para comunicados de vazamentos, consulta de faturas em aberto, entre diversos outros serviços. Os casos de urgência e emergência em saúde pública de Goiânia serão atendidos normalmente em 14 unidades em funcionamento em ambos os feriados, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves. Os goianienses podem aproveitar o dia, também, para atualizar a vacinação de rotina, que segue no Ciams Urias Magalhães e Centro Municipal de Vacinação (CMV)  das 8h às 17h.

Programação dos cemitérios:

  • Missas no Cemitério Parque:

(Rua São Domingos – Granja Cruzeiro do Sul) – 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 15h e 17h

  • Missas no Cemitério Santana:

(Avenida Independência, S/N, Quadra P89 – Setor dos Funcionários) – 8h, 10h, 15h e 17h

  • Missas no Cemitério Vale da Paz:

(na GO-020) – 8h, 10h, 14h e 16h

  • Missas no Cemitério Jardim da Saudade:

 (Avenida Trindade, 1-135 – Parque Buritis) – 8h, 10h e 14h

Confira os endereços dos cemitérios municipais de Goiânia:

  • Cemitério Parque – Endereço: Avenida São Domingos, Setor Urias Magalhães com Gentil Meirelles
  • Cemitério Santana – Endereço: Avenida Independência, s/nº – Setor dos Funcionários
  • Cemitério Vale da Paz – Endereço: GO-020, km 8, saída para Bela Vista
  • Cemitério Jardim da Saudade – Endereço: Avenida Trindade, S/N, Setor Maísa, extensão Goiânia – saída para Trindade

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp