Um áudio em circulação na internet sugere que Objetos Não Identificados (OVNI’S) estão sendo registrados no céu por pilotos. Luzes desconhecidas foram relatadas à torre de comando pela tripulação de um voo que fazia Rio de Janeiro-Porto Alegre na noite da última sábado, 05, por volta das 23h15. É o segundo relato em duas semanas.
O piloto chegou a confirmar ter observado “às vezes é uma, às vezes duas ou três” luzes, enquanto o responsável por outro voo afirmou ter visto o mesmo “girando em espiral, bem forte” no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Em Santa Catarina, os relatos são de que os supostos OVNI’s se moviam rapidamente, mudaram de cores e iam em direção à Lagoa dos Patos.
A ocorrência foi reportada ao Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina (GPU-SC), ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) e à Defesa Aérea. De acordo com o GPU-SC, os registros aumentaram consideravelmente neste ano.
O governo brasileiro tem 758 relatos, fotografias, vídeos, questionários sobre ocorrências e recortes de jornais e revistas de supostos OVNI’s no País, conforme dados de 2020 do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (Sian).
Durante uma cerimônia no Senado Federal há cinco meses, ufólogos pediram a abertura de documentos com registros oficiais e extraoficiais. A quebra de sigilo, de acordo com os estudiosos, é parcial. Eles afirmam que foram liberadas mais de 20 mil páginas de documentos para pesquisa no Arquivo Nacional, em Brasília.
A primeira documentação da aparição de um OVNI no Brasil ocorreu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O registro foi feito em nove imagens fotográficas. O objeto é comparado à nave DC-5 em uma das fotos.
Evento
Em maio de 1986, cinco aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) foram acionados para perseguir 21 OVNI’s em alta velocidade em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O episódio ficou famoso e recebeu o nome de “Noite do OVNIs”. A NASA confiscou a única fotografia do evento.
Assista ao vídeo com o relato de um dos pilotos: