“Temos um grande desafio pela frente”, diz Caiado em reunião com bancada federal

“Temos um grande desafio pela frente”, diz Caiado em reunião com bancada federal

O governador Ronaldo Caiado recebeu parlamentares da bancada goiana da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira,7, no Palácio das Esmeraldas. Na reunião, Caiado apresentou um balanço de ações do Governo e pediu o apoio dos deputados para investimentos prioritários. O governador explicou que o foco agora é garantir a eficiência do Estado, recompor perdas de arrecadação e gerar empregos. “Temos um grande desafio pela frente”, disse Caiado.

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) Gracinha Caiado, o governador falou dos principais objetivos da gestão como a ampliação da regionalização da saúde, a melhoria da infraestrutura, a permanente evolução da rede estadual de ensino e a continuidade de reestruturação da Segurança Pública. “A nossa ação continuada tem surtido efeito para o Estado”, disse o chefe do Executivo estadual.

Caiado também pediu o apoio dos deputados na campanha Nordeste Solidário, com ações preventivas e de socorro imediato a 14 municípios da região nordeste de Goiás, que tem previsão de alto volume de chuvas e risco de inundações. O Governo de Goiás já enviou ao local cestas básicas, água potável, medicamentos e equipamentos de auxílio e salvamento como barcos e caminhões. “A previsão (de chuvas) para este ano é pior que a do ano passado, por isso estamos fazendo, pela primeira vez em Goiás, um tratamento preventivo”, disse o governador.

Após apresentar um panorama geral do governo, Caiado abriu para que secretários de Estado apresentassem as principais demandas aos deputados federais e para a fala dos parlamentares. “Essa integração e interlocução da bancada com os órgãos do governo do Estado é muito importante para não colocarmos recursos onde não é preciso e gerarmos déficit em algumas áreas”, disse a deputada Flávia Morais, líder da bancada federal goiana. Ela conta que os deputados vão conversar com técnicos das secretarias do Governo para definir áreas para onde devem ser destinados recursos, de emenda parlamentar, da forma mais rápida possível.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima apresentou aos deputados demandas das áreas que podem ser beneficiadas por repasses dos parlamentares. Também falaram sobre as necessidades de suas pastas os secretários César Moura (Retomada), Fátima Gavioli (Educação), Sandro Torres (Saúde), Wellington Matos (Desenvolvimento Social), Joel Sant’Anna (Indústria, Comércio e Serviços) e a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado.

A reunião contou ainda com a presença do senador Luiz do Carmo; dos deputados federais Zacharias Calil, Lucas Vergílio, Delegado Waldir, Francisco Júnior, João Campos, Adriano do Baldy, Elias Vaz, Glaustin da Fokus, Célio Silveira e Zé Mário Schreiner; e da deputada eleita Sylvie Alves.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp