O Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia decretaram ponto facultativo na próxima segunda-feira, 14, véspera do feriado em comemoração ao Dia da Proclamação da República. Ambos os decretos foram publicados nas edições desta terça-feira, 8, do Diário Oficial do Município (DOM) de Goiânia e no Diário Oficial do Estado (DOE) de Goiás.
Como é um feriado nacional, o ponto facultativo acontece no dia anterior. Com isso, os órgãos públicos terão as atividades suspensas na próxima segunda, 14, e terça-feira, 15.
De acordo com a Prefeitura, o ponto facultativo não se aplica aos órgãos que exijam plantão permanente, como serviços de urgência e emergência em saúde, fiscalização e coleta de lixo. Da mesma forma, o governo de Goiás pontuou que os órgãos que desenvolverem atividades essenciais, como unidades de saúde e policiamento, terão o funcionamento normal.
As demais atividades serão retornam normalmente a partir de quarta-feira, 16.
Proclamação da República
A Proclamação da República aconteceu em 1989 e foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822. O movimento, também conhecido como golpe, foi instaurado no Brasil e a família real foi expulsa. O ato ocorreu sem a participação da população.
De acordo com historiadores, o evento, que marcou o país, foi resultado de uma longa insatisfação dos militares com o governo monárquico. Atualmente o 15 de novembro é considerado feriado nacional.