Secretaria de Finanças e Polícia Civil definem estratégias contra sonegadores

Órgãos vão atuar juntos na recuperação de ativos municipais

A Secretaria Municipal de Finanças e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DOT) definiram em reunião que aconteceu na manhã de ontem (9), as estratégias para o começo de operações conjuntas com objetivo de combater a sonegação de impostos em Goiânia. O encontro aconteceu no Paço Municipal.

O secretário Alessandro Melo afirmou que a integração entre a pasta de finanças e a Polícia Civil é um acontecimento inédito no município. “Essa integração vai permitir que o fisco municipal seja reconhecido, de fato, com agente fiscalizador e arrecadador”. O titular de finanças acredita que o contribuinte desconhece a existência de um fisco municipal e pontuou medida vai “desmitificar esse equívoco e buscar dentro da legalidade, a recuperação dos ativos que são devidos ao município”. O superintendente de Administração Tributária de Goiânia, Lucas Moraes, afirmou que as atividades realizadas conjuntamente com a DOT devem acontecer sem prazo de término.

Integração

Luiz Moraes considera que com a participação da Polícia Civil nas atividades, o ingresso da receita pode acontecer mais rápido. “O contribuinte tem medo de descobrirem que ele cometeu um crime”, ressaltou o superintendente. O agente de fiscalização aponta que a Receita Federal e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) sempre divulgam balanço de operações relacionadas à arrecadação de tributos, mas que essa não era uma medida comum do poder goianiense, o que gera desconhecimento do cidadão sobre o fisco municipal.

Cobrança

O superintendente reconheceu que existem dificuldades no sistema de cobrança. “No ano passado entraram 40 auditores fiscais, mas por muito tempo o nosso quadro pessoal ficou defasado, e a cobrança sobre a totalidade dos contribuintes era ineficaz”, aponta Luiz Moraes.

Quanto aos cidadãos com situação fiscal irregular, o agente afirmou que todos foram convidados a prestar as informações corretas, inclusive sobre as quantias sonegadas. “Infelizmente, alguns não apareceram, e outros, voltaram a passar dados errados”, lamentou o superintendente.

Polícia Civil

A delegada titular da DOT, Ana Cláudia Stoffel, comemorou a parceria com a pasta municipal e afirmou que “hoje, os órgãos de outras esferas do governo já trabalham integrados com a instituição policial”. Stoffel declarou que vê com otimismo a operação conjunta e reconheceu o trabalho realizado pela secretaria. “Sei da qualidade dos auditores da Prefeitura e da nossa capacidade de atuarmos na persecução penal contra aqueles que fraudam o fisco”.

Gustavo Motta

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo promove lives para empreendedores desvendarem o e-commerce

Descubra como impulsionar suas vendas online no mundo do artesanato e moda! Assista a série de lives gratuitas “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, com especialistas do Sebrae e Shopee. Aprenda o passo a passo para iniciar seu negócio online, definir o preço ideal e dominar estratégias de marketing digital para atrair clientes. As lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, no canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Com o título “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, as lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, e serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
Especialistas renomados participam das lives e ensinam o passo a passo para o sucesso no ambiente digital. Aprenda como iniciar um negócio no e-commerce, descubra a fórmula para chegar ao preço certo e domine as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.
 
“Essa iniciativa é voltada para micro e pequenos empreendedores, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e, agora, precisam de ajuda para desvendar o mercado digital. As palestras são riquíssimas em informações que podem multiplicar as vendas de quem colocar o aprendizado em prática”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
 
A abertura da série de lives, no dia 13/09, conta com a presença do palestrante Nelson M., do Time de Educação e Eventos da Shopee. Mestre em Educação, ele já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil. No dia 20/09, George Gustavo Toledo, formado em Administração e atual Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, comanda o evento.
 
No último dia de live, 27/09, o palestrante do Sebrae aborda estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
 

SERVIÇO

 
Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas Palestrante: Nelson M. Data: 13 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae Data: 20 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online Palestrante: Sebrae Data: 27 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos