O Novembro Laranja é o mês de conscientização sobre a importância da saúde dos ouvidos. Um dos grandes problemas, afetando 28 milhões de brasileiros e outros 684 milhões ao redor do mundo, é a presença de zumbidos. A condição atinge 14% da população adulta mundial, de acordo com a revista médica Jama Neurology e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A luta contra os zumbidos
A otorrinolaringologista Adriana Pereira Miguel, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, explica que o zumbido é um barulho que apenas a pessoa escuta, pois não existe no meio externo. “Para tratar o zumbido a gente precisa saber a causa, então pode ser medicamentoso, cirúrgico, pode ser o uso de um aparelho auditivo e existem também as terapias auditivas para zumbido, com gerador de ruídos para poder minimizar e pra poder até curar em alguns casos”, afirma.
Segundo ela, os zumbidos podem ter mais de 250 causas. “Pode ser um problema no canal auditivo, na membrana timpânica, problema de audição. Pode ser algo na cabeça, pois está tudo certo dentro do ouvido, mas no sistema nervoso central a informação não está chegando direito. Também pode ser um problema de circulação e alguns medicamentos podem causar isso também”, diz.
Os zumbidos podem ser escutados pelo paciente de várias formas, como se fosse uma batida de asas de borboleta, uma cigarra, uma abelha, uma cachoeira, chuva, chuvisco, batida de coração, panela de pressão. Ainda, o zumbido pode ser de várias intensidades e frequências.
Por tudo isso, a otorrinolaringologista ressalta a importância do Novembro Laranja. “É necessário mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas, que existem outras com zumbido”, conclui.