Entre a noite de sábado, 12, e a madrugada de domingo, 13, a Prefeitura de Goiânia deu início a uma operação de fiscalização para coibir o crime ambiental de poluição sonora. A Diretoria de Fiscalização da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) apreendeu oito veículos com som automotivo, aplicando multas de R$ 15 mil para os proprietários de cada carro, além de sanção de R$ 10 mil ao dono de uma mesa de som.
A operação contra a poluição sonora
A Amma Goiânia esteve em diversos setores da Capital durante o fim de semana, para coibir a poluição sonora. A ação que resultou na apreensão de oito veículos e multa para os responsáveis aconteceu em uma festa no Conjunto Primavera.
“A festa, no Conjunto Primavera, era totalmente clandestina, e os participantes e organizadores não possuíam licença ambiental. Após a ação dos fiscais da Amma, a população que vive no entorno conseguiu ter o merecido sossego”, explica Diego Moura, diretor de Fiscalização da Amma.
Os moradores da região relataram não conseguir dormir por conta do intenso barulho. Desta forma, eles realizaram as denúncias. Os danos, inclusive, vão além dos próprios moradores, segundo o presidente da Amma, Luan Alves. “Um barulho totalmente prejudicial para a saúde das pessoas e animais daquela região”, afirma.
De acordo com a Amma, denúncias de poluição sonora valem quando a emissão sonora fica acima de 50 decibéis (noturno), ou 55 decibéis (diurno). Esse tipo de denúncia é registrado pelo telefone 161, ou por este site.