Dia Nacional da Alfabetização: Governo de Goiás assegura o ensino inicial

Ações como o AlfaMais Goiás e o Afabetização e Família buscam garantir o ensino inicial em parceira com os municípios goianos

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado anualmente em 14 de novembro, no Brasil. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país. A alfabetização das crianças na idade certa e a universalização da alfabetização da população de 15 anos ou mais estão entre as metas do Plano Estadual de Educação para o decênio 2015-2025.

Em consonância com esses objetivos, o Governo de Goiás tem investido em ações que visam assegurar a alfabetização de todas as crianças, jovens e adultos goianos. Dentre essas ações, o programa AlfaMais Goiás e o projeto Alfabetização e Família alcançam profissionais da educação e estudantes da rede pública em todo o Estado.

O AlfaMais Goiás

Em 2021, o Estado criou o Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa busca assegurar a alfabetização das crianças nos anos iniciais da Educação Básica, reduzindo os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente nas redes públicas de ensino.

Considerando que os municípios são os responsáveis por atender as primeiras etapas da Educação Básica, o AlfaMais Goiás propõe a atuação em regime de colaboração, onde Estado e municípios trabalham juntos na execução de ações voltadas para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Desde a sua criação o programa já possibilitou a disponibilização de bolsas, a formação de profissionais e a entrega de materiais didáticos de apoio nos 245 municípios goianos que aderiram ao programa.

Além disso, o nível de alfabetização dos alunos das redes municipal e estadual de Educação tem sido diagnosticado por meio da avaliação de fluência leitora. A prova, desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), contribui para nortear as ações do AlfaMais Goiás.

Alfabetização e Família

Para atender jovens, adultos e idosos não-alfabetizados e em situação de vulnerabilidade, o Governo de Goiás desenvolve o projeto Alfabetização e Família.

Executado pela Seduc e pelo Goiás Social, o Alfabetização e Família visa alfabetizar pessoas que não tiveram a chance de aprender a ler e escrever na idade certa. A intenção é que elas tenham condições de ingressar posteriormente em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluir a Educação Básica.

Ao todo, 3.688 jovens, adultos e idosos de 149 municípios goianos estão inscritos nas turmas de terceira e quarta fases do programa. O programa também foi ampliado para atender nas unidades prisionais do Estado, localizadas nos municípios de Aparecida de Goiânia, Águas Lindas e Anápolis.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos