Confira os serviços prestados no Mutirão da região Oeste

Ação atenderá a população de 32 bairros da região Oeste de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia realiza neste fim de semana, dias 18 e 19 de novembro, a 11ª edição do Mutirão e, desta vez, atenderá a região Oeste. Vários serviços serão oferecidos pela administração municipal e a meta é que, assim como nas edições anteriores, atinja a média de 50 mil atendimentos nas áreas da saúde, educação, direitos humanos, jurídica, meio ambiente, assistência social, emissão de documentos e orientações e atividades culturais.

Além dos serviços que serão prestados, a administração municipal realiza desde o início da semana diversos serviços nas áreas de urbanização e infraestrutura. Para os trabalhos do fim de semana, as tendas com toda a estrutura do Executivo Municipal foram montadas na Praça da Feira, na Avenida Gercina Borges Teixeira, no Conjunto Vera Cruz II. O horário de atendimento ao público no sábado será das 8h às 17h. No domingo os serviços serão prestados das 8h às 12h.

O intuito é atender os moradores dos setores Bairro Goiá I e IV, Vila Santa Rita, Residencial Serra Azul I e II, Parque Industrial João Braz, Residencial Goiânia Viva, Vila Mirabel, Solange Parque I, II e III, Jardim Marques de Abreu, Jardim das Rosas, Residencial Goyaz Parque, Parque Oeste Industrial, Residencial São Marcos, Residencial Beatriz Nascimento, Carolina Park, Residencial Luana Park, Lorena Parque, Setor das Nações, Conjunto Vera Cruz I e II, Jardim São José, Residencial Ana Moraes, Residencial Primavera, Residencial Itapuã, Residencial Monte Pascoal, Parque Eldorado Oeste e Residencial Lírios do Campo.

Confira os serviços que serão prestados pela administração municipal nesta edição:

Atende Fácil

Todos os serviços prestados nas lojas físicas do Atende Fácil estarão à disposição da população nos dois dias do evento. Os interessados poderão solicitar parcelamentos dos impostos municipais, como IPTU, ISS e ISTI, consultar e abrir processos, emitir guias de pagamentos e ainda cadastrar a senha pessoal para acesso ao programa Alvará Fácil.

Assistência Social

No estande da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) os moradores da região Oeste terão como se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso aos programas sociais do governo federal. A pasta disponibilizará um espaço da beleza para oferecer serviços de design de sobrancelhas e corte de cabelo, além de computadores que serão utilizados para aulas de noções básicas de informática.

Atividades culturais

Brinquedos, como pula-pula, touro mecânico e barca estarão disponíveis para as crianças da região Oeste. Além das brincadeiras, os moradores também poderão assistir apresentações culturais.

Correios

Uma parceria com os Correios vai garantir a inscrição de interessados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). A estatal também disponibilizará aos moradores da região Oeste de Goiânia os serviços do Banco Postal Itinerante, como consultas de saldos, extratos, solicitação de empréstimo e aquisição de consórcios e títulos de capitalização.

Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) oferecerá serviços de emissão de primeira ou segunda via de Registro Geral (RG), por intermédio de parceria com a Polícia Civil do Estado de Goiás, além da Identidade Jovem (ID Jovem) e Carteira de Estudante.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) oferecerá consultas de vagas nas unidades educacionais, solicitações de transferências de escolas municipais e de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), pinturas faciais e distribuição de mais de 2,4 mil mudas e sementes para produção de hortas em pequenos espaços a partir da reutilização de garrafas pets. Além disso, as 27 unidades escolares dos 32 bairros atendidos pelo Mutirão estão sendo totalmente reformadas, por intermédio do Programa Escola Viva, que já reformou, somente nos mutirões, 140 instituições de ensino do município.

Habitação

Durante o Mutirão, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) realizará o cadastramento de famílias no Programa Municipal de Habitação de Interesse Social. Além disso, servidores da pasta estão disponíveis para atualização dos dados das famílias inscritas e orientações sobre a regularização fundiária de loteamentos de Goiânia.

Meio Ambiente

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) disponibilizará 1,5 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, por intermédio do Programa Plante a Vida. O órgão ambiental do município também realizará oficinas de educação ambiental, registros de denúncias, consultas e andamentos de processos, orientações sobre licenciamento e fiscalização e feira para adoção de animais, resultado de uma parceria entre Amma e a ONG Sette Vidas.

Orientação jurídica

No estande da Procuradoria-Geral do Município, moradores da região Oeste terão acesso a serviços jurídicos, como divórcio, pensão alimentícia, guarda de crianças e adolescentes, retificação de registro civil, pagamentos de tributos e orientação sobre processos em andamento na Prefeitura de Goiânia.

Procon

Servidores do Procon Goiânia vão orientar a população sobre os direitos do consumidor e também registrarão denúncias sobre violação do Código de Defesa do Consumidor.

Previdência

Técnicos do Instituto de Previdência Social do Município (IPSM) vão esclarecer os servidores da Prefeitura de Goiânia sobre aposentadorias, pensões e auxílios doenças.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferecerá diversos atendimentos, entre eles, vacinas, consultas, mediação de Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial, teste de glicemia para avaliação de diabetes e orientações de saúde.

Sine Municipal

O Sine Municipal vai disponibilizar a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Além dos 300 documentos que poderão ser confeccionados, durante o Mutirão, o cidadão poderá ter acesso a informações a respeito das vagas que são divulgadas diariamente no portal da Prefeitura de Goiânia.

Guarda Municipal

No estande da Guarda Civil Metropolitana (GCM) as crianças serão orientadas sobre a prevenção ao uso de drogas pelos agentes do Programa Anjos da Guarda. Os guardas municipais farão a segurança do local com 60 homens, realizará apresentações com a banda de música da corporação e promoverá um trabalho recreativo de interação com as crianças.

Trânsito

Agentes de educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) realizarão atividades com crianças da região.

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp