Semana de Música movimenta escolas de Terezópolis

Evento conta com músicos renomados da MPB

As escolas municipais de Terezópolis recebem na próxima semana, de 20 a 25, o projeto Semana de Música, comandado pelo professor Michael Bigudi do Instituto de Música MB  e apadrinhado pelos consagrados músicos, hoje residentes em Terezópolis, Bororó e Francisco Aafa.

As atividades serão realizadas nas cinco escolas municipais de Terezópolis e na creche do município seguindo um cronograma de um dia inteiro de atividades em cada unidade escolar. Serão realizados teste de aptidão musical para incentivar as crianças, brincadeiras lúdicas e apresentações folclóricas, muitas com a temática nordestina que remetem o TerêOxente Festival Gastronômico realizado com sucesso em abril desse ano, integrante da iniciativa. Nas cinco unidades escolares  de Terezópolis estudam em torno de mil alunos de 6 a 14 anos de idade.

A iniciativa acontece com apoio da prefeitura municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura comandada pela secretária Maria Lúcia Rodrigues de Araújo e da Superintendência de Turismo, Indústria e Comércio, sob o comando de Deyne Wirginia. O projeto Semana de Música conta com a parceria do Restaurante Brioso e Manhoso.

Segundo o professor Bigudi, o Projeto Música nas Escolas visa fomentar e incentivar as práticas musicais dentro e fora das salas de aula e despertar entre crianças e jovens o interesse pela arte. “É um trabalho conjunto com participação efetiva da Secretaria Municipal de Educação no sentido de envolver toda comunidade escolar. Os professores irão ministrar em sala, durante o período do evento, conteúdo interdisciplinares sobre a cultura musical, social e ambiental. Com isso daremos um passo firme para a formação e socialização de crianças e adolescentes”, explica o professor.

O Prefeito Francisco Alves Júnior-Juninho, garante que pela grandiosidade e reflexo social a prefeitura abraçou o projeto. “A música enriquece o processo educativo como um todo. O projeto Música nas Escolas é um rico instrumento que facilita o aprendizado e a socialização dos alunos. É um privilégio contarmos com o apoio de Bororó e Chico Aafa, dois mestres da música brasileira, ” enaltece a iniciativa.

Padrinhos

O goianiense Bororó Felipe, um dos instrumentistas mais talentosos e premiados do Brasil, mostra entusiasmo ao apadrinhar o projeto. “Me alegra muito poder contribuir com esse trabalho de importância fundamental para a formação do ser humano através da música. Essa é a linha que sigo, disseminar a  arte para colher bons frutos do seu papel transformador. Temos que fazer a nossa parte na busca de um mundo mais justo e melhor”, sentencia Bororó.

O consagrado cantor e compositor Chico Aafa, natural de Terezina-Piauí, vive em Goiás desde criança e agora, como Bororó, também é ilustre morador de Terezópolis. Ele acredita que  a união de ideias e a visibilidade do projeto Música nas Escolas trarão um resultado grandioso com reflexos positivos para toda sociedade. “Me alegra muito saber que existem tantas pessoas envolvidas com um projeto nobre como esse. É uma responsabilidade que cumpro com prazer, contribuir com esse município cuja juventude só tem a ganhar com acesso à cultura”, afirma Aafa.

A semana de música terá encerramento especial, no dia 25.11 com a realização de um pique-nique no Ginásio de Esportes a partir das 18h com a participação de toda família escolar e dos moradores de Terezópolis. E claro, muita animação com um show da Banda MB, apresentação de alunos das escolas envolvidas no projeto e participação especial dos artistas Chico Aafa e Bororó.

Fonte: Divulgação

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp