Enem 2022: mais de 130 mil realizam 2ª etapa neste domingo, 20

Enem 2022: mais de 130 mil estudantes realizam segunda etapa neste domingo, 20

Acontece neste domingo, 20, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em todo o país. A expectativa é de mais de 130 mil estudantes apenas no Estado de Goiás. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fecham pontualmente às 13h.

Neste segundo dia de provas, os estudantes responderão questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Na primeira etapa as questões foram sobre ciência humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação. 

As provas são aplicadas a partir das 13h30. Após o término, os estudantes podem sair depois das 15h30, sem levar o caderno de questões. Depois das 18h, podem sair com o caderno. As provas terminam às 18h30. 

Os estudantes devem levar no dia da prova caneta de tinta preta e material transparente, lanche, água, álcool em gel e um documento com foto. Recomenda-se também levar o cartão de inscrição impresso. 

Neste ano também serão aceitos documentos digitais, como e-título, carteira de motorista e o RG digital. Eles têm que ser apresentados nos aplicativos oficiais. Não vale captura de tela nem foto do documento.

Os estudantes não podem levar objetos como lápis, lapiseira ou borracha, chapéu ou boné, óculos escuros, livros e relógio. Também não é aceito o uso de equipamentos eletrônicos, sendo necessário o desligamento destes durante a prova. 

Primeiro dia de provas 

A primeira fase do Enem aconteceu no último domingo, 13. Ao todo, Goiás teve 137.726 pessoas inscritas, sendo 67% mulheres, e apenas 95 mil compareceram para realizar o exame. Dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Como todo ano, é esperado o aguardado ”Show dos atrasados do Enem”. O nome faz referência a alunos que se atrasam para a prova, chegando ao local minutos antes ou depois de fechar o portão. 

No último domingo, um estudante do Rio de Janeiro virou manchete em diversos jornais e meme em redes sociais ao tentar pular o portão da Universidade Estadual e depois arremessar a mochila para dentro do local. Ele chegou às 13h01. O portão fecha às 13h. 

O Exame Nacional do Ensino Médio possui realização anual pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). O exame avalia o desempenho do estudante e colabora para o acesso à educação superior e ao financiamento estudantil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sanear 2024: usuários têm até dia 30 para negociar débitos

Está em andamento o Sanear 2024, o programa de negociação de débitos da Saneago. Com o slogan Dívida antiga não combina com ano novo, a ação oferece condições especiais para que usuários passem o fim de ano com as contas em dia, evitando o corte de água, a negativação e o protesto cartorário.

A nova edição, que segue até o próximo sábado, 30, é voltada para usuários com débitos em aberto até maio de 2024, relacionados à prestação dos serviços de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário. Lembrando que todos os débitos vencidos são passíveis de negociação, no entanto os descontos são concedidos somente até a referência de maio.

Para pagamentos à vista, os descontos são de até 95% sobre os valores de multa, juros e atualização monetária, variando conforme a situação do débito. Já no caso de pagamento parcelado, o desconto sobre multa, juros e atualização monetária é progressivo e varia de 55% a 80%, conforme a situação do débito e a quantidade de parcelas, havendo parcelamento disponível em até 60 vezes.

Negociações

Neste ano, há novidades na negociação. Todos os usuários com débitos abrangidos pelo programa, que optarem pelo pagamento à vista – independentemente do valor do débito e da titularidade da conta – podem realizar a negociação por meio da Central de Relacionamento com o Cliente da Saneago, pelo telefone 0800 645 0115.

Caso o cliente opte pelo pagamento parcelado, também há a opção de negociação por telefone, desde que o cliente se enquadre nos seguintes requisitos:

  • ter a titularidade da conta;
  • estar cadastrado como categoria particular;
  • e possuir débito inferior a R$ 10 mil, que não esteja em cobrança judicial.

Para débitos judicializados, a verificação compete à unidade jurídica, a depender dos aspectos técnicos e processuais de cada caso.

Se o morador optar pelo atendimento presencial, basta comparecer nas agências de atendimento da companhia ou nas unidades de Vapt Vupt, sendo que, neste caso, o agendamento prévio deve ser realizado pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br. O cliente deve portar documentos pessoais – entre eles:

  • CPF,
  • RG
  • e comprovante de endereço, obrigatoriamente.

Caso a conta não tenha registro de titularidade, o interessado deve apresentar, além dos documentos pessoais, documentos comprobatórios de posse ou propriedade do imóvel – escritura, termo de posse e recibo ou contrato de compra.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp