Expresso Correios chega a 159 municípios de Goiás

Expresso Correios chega a 159 municípios de Goiás

O Expresso Correios passa a operar, neste mês, em 159 cidades goianas. Um dos canais de interação do Expresso, plataforma de serviços digitais do Governo de Goiás, a modalidade funciona em parceria do Estado. Isso ocorre por meio da Secretaria da Administração (Sead), com a estatal federal, que disponibiliza funcionários para o atendimento presencial à população.

O Expresso Correios teve início em janeiro deste ano, com 62 municípios contemplados. Ofertam-se serviços das secretarias de Estado da Economia, Segurança Pública (SSP), Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Alguns exemplos são: emissão de certidão negativa; emissão de boleto do Ipasgo; mudança de plano do Ipasgo; licença de pesca estadual; atestado de antecedentes criminais; emissão guia de transito animal (1ª etapa – cadastro) e emissão guia de transito animal (2ª etapa – emissão da GTA).

Expresso em 241 municípios de Goiás

Além da parceria com os Correios, o Expresso disponibiliza ainda, em formato presencial, atendimento via balcões em parceria com as prefeituras. Ainda, totens de autoatendimento e unidades do Vapt Vupt. Dessa forma, quase todos os municípios de Goiás estão contemplados com pelo menos um desses canais.

Já o portal (expresso.go.gov.br) pode ser acessado de qualquer local do país por meio de computador ou smartphone conectado à internet. Secretário da Administração, Alexandre Demartini afirma que essa expansão é sinal de respeito aos mais de sete milhões de goianos. “O Expresso representa a democratização dos serviços estaduais. É um programa que dialoga com os diferentes públicos e que converge com o papel de uma boa gestão: servir ao cidadão com qualidade”, pontua.

O Expresso web, uma das modalidades de atendimento da plataforma, contabilizou 3,8 milhões de atendimentos desde que o governador Ronaldo Caiado lançou o programa, em maio de 2021.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp