Goiás entra em alerta de tempestades a partir desta terça-feira, 22

A partir desta terça-feira, 22, Goiás entra em alerta de tempestades em diferentes áreas. As regiões que mais devem ser afetadas são a parte Sudoeste e Norte do estado, além da Grande Goiânia. Em Aparecida de Goiânia, por exemplo, já há registro de chuvas. A expectativa é de que o alerta permaneça até o próximo domingo, 27.

Alerta de tempestades em Goiás

De acordo com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Goiás recebe nesta semana uma frente fria com pancadas de chuva. Nesta terça, o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para diferentes partes do território nacional, com foco no Centro-Oeste e no Sul do País.

“A chegada da frente fria dará continuidade às instabilidades, e pode ocorrer tempestades mais fortes localmente. As chuvas fortes estão ocorrendo de forma pontual”, explica a coordenadora do Inmet, Elizabete Alves Ferreira, ao DE.

Segundo ela, fica difícil prever os locais exatos das tempestades justamente pelas chuvas estarem caindo de maneira pontual. Por conta disso, o Inmet libera um aviso geral para a região. Nos pontos em que houver instabilidade, ou seja, umidade e calor, podem ocorrer pancadas de chuva.

O alerta de tempestade vai até o próximo domingo, mas é difícil dizer em qual dia será o “pico” dos temporais em Goiás. “Em uma atmosfera instável pode ocorrer pancada intensa de 50 mm em uma hora, o que já é um transtorno muito intenso nas cidades”, complementa Elizabete.

Segundo o relatório do Inmet, é baixo o risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ainda assim, o instituto reforça o perigo de usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Confira a previsão do tempo no estado para esta quarta-feira, 23:

previsão do tempo quarta-feira 22
Relatório nas regiões (Foto: Cimehgo)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp