Copa: Confira o horário de funcionamento de serviços públicos em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia oficializou a alteração no horário de atendimento das repartições públicas municipais nos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Até então os horários de unidades como o Atende Fácil, Mutirama, Zoológico, escolas municipais, Ministério Público, Tribunal de Justiça e a própria Prefeitura já tinham sido disponibilizados. Faltando apenas um dia para o primeiro da seleção, confira também o funcionamento do Vapt Vupt no estado e da Urgência 24 horas em Goiânia. Confira abaixo: 

Vapt Vupt 

Durante os jogos da seleção brasileira nas fases de grupo, o órgão funcionará em horário especial. Quando as partidas forem às 13h, o expediente será encerrado às 12h. Já nas datas em que a seleção entra em campo às 16h, o funcionamento das agências será até às 14h. Quando a competição for às 12h não haverá alteração no expediente. 

Os clientes que agendaram serviços antes da publicação do decreto com a definição das regras para o funcionamento dos órgãos públicos devem buscar a agência escolhida, na mesma semana da marcação, para alterar o dia e horário do atendimento. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira, 24.

Vale ressaltar que além dos atendimentos presenciais, o Vapt Vupt, do Governo de Goiás oferta mais de 110 serviços totalmente digitais, por meio do programa Expresso. Os usuários podem acessar o portal em qualquer horário, dia ou local.

Unidades de urgência 24h 

As unidades de urgência 24 horas da capital estarão funcionando normalmente nos dias dos jogos da seleção brasileira. A testagem ampliada a vacinação contra Covid-19 e de rotina são ofertadas no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e Ciams Urias Magalhães, em Goiânia.

Conforme o decreto municipal de Goiânia, as unidades de Atenção Primária atenderão normalmente das 08h às 14h, nesta quinta-feira, 24. No CMV e Ciams Urias Magalhães, o atendimento será das 08h às 17h, já o horário da testagem segue das 08h às 16h.

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão, e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp