Evento propõe trocas de experiências entre gestores da educação
Cerca de 600 diretores de escolas goianas do ensino médio participam hoje (21), e amanhã (22), do II Seminário Estadual de Gestores Escolares. O evento acontece em Pirenópolis, como iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) com o Instituto Unibanco.
O objetivo da ação é promover a troca de experiências sobre práticas de gestão, com objetivo de alcançar bons resultados na aprendizagem dos estudantes. O Superintendente de Ensino Médio da Seduce, João Batista Peres Júnior, afirmou que a educação pública utiliza o chamado “Circuito de Gestão”, que é um método criado pelo Instituto Unibanco para alcançar resultados maximizados em aprendizagem.
Cronograma
Com previsão de início às 8h, o seminário contou com uma solenidade de abertura marcada pela presença do superintendente, que representou a secretária Raquel Teixeira durante o primeiro dia de atividades. “Nós contamos atualmente com 606 escolas de ensino médio representadas nesse evento, e por isso optamos por realizar as atividades em duas datas, com metade dos gestores participando conosco em cada um dos dias”, aponta João Batista Peres Júnior.
Ao longo do primeiro dia, foram montadas oficinas de boas práticas em administração escolar, com a realização de mesas temáticas para discussão. “Os temas abordados foram gestão compartilhada, além de protagonismo juvenil, gestão compartilhada, pedagógica, e de permanência dos alunos, sendo que essa última tem como objetivo evitar a evasão nas escolas”, pontua o representante da Seduce.
Experiências
Além dos diretores de ensino médio, o evento atende ao público de coordenadores regionais de educação e diretores de núcleos pedagógicos. Ao longo das atividades, as mesas permitiram aos participantes, o compartilhamento de conhecimentos sobre boas práticas na gestão das escolas. “Ao longo de 2017, já realizamos dois eventos dessa natureza, e agora ao fim do ano estamos priorizando a troca de experiências sobre o tema”, ressalta Peres Júnior.
“Assim, cada gestor pode aprender com o outro, como desenvolver a gestão das escolas para potencializar o aprendizado dos estudantes”, avalia o superintendente da Seduce. A programação do seminário ainda propõe que os participantes realizem trocas de mesas para que até o fim das atividades, todos tenham compartilhado suas experiências como gestores. “Ao fim do seminário, devemos reunir os convidados para uma consolidação dos temas trabalhados ao longo do dia”.
Gustavo Motta