IPTSP/UFG coordena programação especial sobre patologia tropical e biotecnologia
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG) está realizando um evento em comemoração aos 50 anos de atividades. O auditório do Centro de Aulas D, no Setor Universitário, recebe até a próxima sexta-feira (24), o XV Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, além da VIII Semana de Biotecnologia.
A iniciativa busca celebrar a data com a realização de conferências, palestras, e mesas redondas, que congregam a comunidade acadêmica da UFG juntamente com estudantes, professores e pesquisadores de outras instituições. Os eventos acontecem anualmente, e debatem temas ligados à ciência e inovação em doenças parasitárias e infecciosas, saúde pública e biotecnologia.
A programação nesse ano visa fomentar discussões sobre recentes pesquisas ligadas a temas como a epidemia de febre maculosa no Estado, além de avanços no diagnóstico da Hanseníase e Zika vírus.
Aniversário
A Diretora do IPTSP/UFG, Flávia Aparecida de Oliveira, destacou que celebrar os 50 anos da instituição é muito importante. “Temos a oportunidade de prestigiar o nosso idealizador, que foi o professor Willian Barbosa, além de outras pessoas que fizeram parte da nossa história”, aponta a Doutora em Patologia.
“Somos hoje uma referência no diagnóstico e tratamento de doenças infecto-parasitárias e ainda temos contribuído na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida”, comemora a diretora do instituto. Flávia Aparecida ainda informou que o evento contou ontem (20) com o lançamento do e-book “IPTSP: Uma História de Contribuições ao Ensino, Pesquisa & Inovação e a Extensão”, realizado em sua primeira edição por uma comissão formada por professores e técnicos ligados ao IPTSP/UFG.
IPTSP/GO
O Instituto funciona desde 1967 como uma unidade de ensino, pesquisa e extensão, constituída por profissionais de distintas áreas, entre elas, a farmácia, bioquímica, biologia, e medicina. “Quando ocorreu a fundação, o instituto contava com 15 docentes de diferentes áreas, o que reforça desde o nosso começo, a busca pela multidisciplinaridade”, comenta a Diretora do IPTSP/UFG, Flávia Aparecida de Oliveira.
A estrutura atual do centro conta com uma área física de 8.000 metros quadrados, com auditório, espaços de aula, além de 11 salas para atividades práticas, com destaque ao Laboratório de Referência em Diagnóstico Sorológico de Doença de Chagas, credenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Gustavo Motta