Instituto de saúde da UFG 50 anos

IPTSP/UFG coordena programação especial sobre patologia tropical e biotecnologia

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG) está realizando um evento em comemoração aos 50 anos de atividades. O auditório do Centro de Aulas D, no Setor Universitário, recebe até a próxima sexta-feira (24), o XV Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, além da VIII Semana de Biotecnologia.

A iniciativa busca celebrar a data com a realização de conferências, palestras, e mesas redondas, que congregam a comunidade acadêmica da UFG juntamente com estudantes, professores e pesquisadores de outras instituições. Os eventos acontecem anualmente, e debatem temas ligados à ciência e inovação em doenças parasitárias e infecciosas, saúde pública e biotecnologia.

A programação nesse ano visa fomentar discussões sobre recentes pesquisas ligadas a temas como a epidemia de febre maculosa no Estado, além de avanços no diagnóstico da Hanseníase e Zika vírus.

Reitor Orlando Afonso Valle do Amaral em cerimônia. Imagem: divulgação

Aniversário

A Diretora do IPTSP/UFG, Flávia Aparecida de Oliveira, destacou que celebrar os 50 anos da instituição é muito importante. “Temos a oportunidade de prestigiar o nosso idealizador, que foi o professor Willian Barbosa, além de outras pessoas que fizeram parte da nossa história”, aponta a Doutora em Patologia.

“Somos hoje uma referência no diagnóstico e tratamento de doenças infecto-parasitárias e ainda temos contribuído na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida”, comemora a diretora do instituto. Flávia Aparecida ainda informou que o evento contou ontem (20) com o lançamento do e-book “IPTSP: Uma História de Contribuições ao Ensino, Pesquisa & Inovação e a Extensão”, realizado em sua primeira edição por uma comissão formada por professores e técnicos ligados ao IPTSP/UFG.

Diretora do IPTSP/UFG, Flávia Aparecida de Oliveira. Imagem: divulgação

IPTSP/GO

O Instituto funciona desde 1967 como uma unidade de ensino, pesquisa e extensão, constituída por profissionais de distintas áreas, entre elas, a farmácia, bioquímica, biologia, e medicina. “Quando ocorreu a fundação, o instituto contava com 15 docentes de diferentes áreas, o que reforça desde o nosso começo, a busca pela multidisciplinaridade”, comenta a Diretora do IPTSP/UFG, Flávia Aparecida de Oliveira.

A estrutura atual do centro conta com uma área física de 8.000 metros quadrados, com auditório, espaços de aula, além de 11 salas para atividades práticas, com destaque ao Laboratório de Referência em Diagnóstico Sorológico de Doença de Chagas, credenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Gustavo Motta

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp