Cerca de 150 imóveis foram regularizados em ação do executivo municipal
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PMDB), realizou na noite de ontem (20), a entrega de escrituras às famílias residentes na Vila Izaura, saída para Aragoiânia. A solenidade contou com a presença de secretários municipais e vereadores. Ao todo, foram entregues 150 documentos para a concessão de lotes e áreas públicas.
A entrega acontece após 20 anos de espera e luta dos moradores pela regularização fundiária. “É um grande prazer fazer parte desse movimento histórico do setor Vila Izaura”, comemorou o prefeito. Mendanha ainda destacou que além das escrituras, as famílias passam a ter acesso à infra-estrutura básica, com asfalto, iluminação pública, e distribuição de água.
Regulamentação
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida, Ozair José da Silva, afirmou que “a ocupação se originou de um assentamento de famílias no local, pertencente a uma grande construtora”. Após anos de discussão quanto à concessão do espaço às famílias, a prefeitura conseguiu aprovar o loteamento. Participou da solenidade de entrega das escrituras, a deputada estadual Izaura Lemos (PCdoB), que destacou a importância do movimento “Luta Pela Casa Própria” na conquista do direito à regularização fundiária.
A autorização para regulamentar o bairro aconteceu ainda no ano passado, sob a gestão de Maguito Vilela. O espaço possui uma área de 71 mil metros quadrados, e constituía, parcialmente, a Fazenda Dourados. A região integra outros bairros, como o setor Madre Germana e o Jardim Dom Bosco. “Ao todo, serão entregues mais 16 escrituras nos próximos dias pela região”, aponta Ozair da Silva.
Patrimônio
“A população local sempre cobrou a regularização fundiária, mas a resolução dessas questões costuma ser difícil e demorada”, lamentou o secretário. Apesar de duas décadas de espera, Ozair da Silva comemora a conquista das famílias. “Você pode ter o melhor patrimônio dentro do lote, mas sem a escritura, não existe nenhuma segurança de posse sobre aquele bem”.
O secretário comemora que as escrituras tenham sido registradas, e entregues sem nenhum custo às famílias. “Era um desejo da Prefeitura, buscar uma solução para o anseio dos moradores de regularizar suas casas”, conclui.
Gustavo Motta