Língua roxa: Covid intriga pesquisadores com sintomas inusitados

Pouco mais de dois anos e meio de pandemia, a covid ainda surpreende os cientistas. A perda de olfato e de paladar já não são os sintomas mais comuns da doença e a lista de efeitos do coronavírus no corpo cresceu.

Um estudo recente apontou que a covid pode causar língua peluda, dedo roxo e vergões na pele. O pesquisador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, Ching-Hong, constatou que esses e alguns outros efeitos inusitados são temporários. Além disso, ele considera que a genética e a falta de vacinação estão relacionadas a diferentes sinais do vírus no organismo.

A principal dúvida é se os problemas são causados pelo coronavírus ou pela resposta do sistema imunológico. O infectologista Marcelo Daher lembra que os sinais variem muito desde o início da doença. Segundo o médico, alguns deles são menos valorizados devido a menor gravidade.

“As variantes fizeram com que alguns sintomas mais importantes na cepa original passassem ou quase desaparecessem, como é o caso da perda de olfato e paladar, que ainda acontecem em alguns casos”, disse.

Conhecido com o Paxlovid, o medicamento para tratamento da covid recentemente aprovado para venda em farmácias pela Anvisa deve ajudar a minimizar os impactos da infecção.

“O medicamento diminui a gravidade da doença e parece diminuir sintomas de longo prazo, mas está associado a um possível rebote da doença em cerca de 12% dos casos. A maioria dos pacientes referem melhora, mas cada vez mais estudos mostram os efeitos de médio e longo prazo da covid mostrando que mesmo casos com sintomas leves podem ter complicações tardias, o melhor é evitar se infectar”, completou.

O Paxlovid age impedindo a replicação do coronavírus ao bloquear uma enzima do microorganismo necessária para processo. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa), o paciente deverá tomar dois comprimidos via oral por cinco dias duas vezes ao dia. A venda deverá ser acompanhada da apresentação de prescrição médica.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp