HAPVIDA: Paciente com câncer faz vaquinha para arcar com tratamento

HAPVIDA: Paciente com câncer faz vaquinha para arcar com tratamento

A paciente Aidany Aparecida da Silva abriu uma nova vaquinha para pedir ajuda no custeio do tratamento. Com internação no Hospital Jardim América, em Goiânia, a mulher luta contra um câncer há aproximadamente um ano. Agora, ela tem esperanças de fazer um exame que pode ajudar a combater a metástase do pulmão, mas, para isso, precisa de suporte financeiro.

A vaquinha da paciente Aidany

Aidany Aparecida, de 39 anos, viu o câncer começar na mama esquerda. No entanto, no início deste ano, recebeu o diagnóstico de que a doença atingiu os pulmões. Ela passou a procurar tratamento adequado, após consecutivos casos de descaso. Nesta semana, a mulher gravou um vídeo para explicar sua situação e pedir ajuda por meio de uma vaquinha.

“A gente já procurou saber sobre esse exame, é o que pode me ajudar na metástase do pulmão. […] A gente está atrás, mas para isso preciso da ajuda de vocês, que vocês me ajudem com um valor mínimo. Espero que possam me ajudar, tanto na oração quanto no valor. Cada um real que vocês colocarem, vai fazer diferença para mim”, publicou.

O exame a que a Aidany se refere se chama “foundation one”. Trata-se de um teste genético capaz de identificar com alta precisão todas as células e genes do perfil genético do paciente com tumores sólidos. A partir de seus resultados, o médico tem acesso a informações mais precisas, o que lhe permite adotar um tratamento personalizado ao paciente.

vaquinha Aidany
Informações da vaquinha (Foto: Divulgação)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp