Confirmados casos da sublinhagem mais contagiosa da Covid em Goiás

Goiás confirma primeiros casos da sublinhagem BQ.1 da variante ômicron

Goiás confirmou 15 casos da sublinhagem BQ.1 da variante ômicron, considerada por especialistas como a mais contagiosa do coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás. De acordo com a pasta, nenhum dos pacientes contaminados pela variante foi hospitalizado. 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os casos foram registrados em Goiânia, Senador Canedo, Valparaíso de Goiás, Alexânia, Caldas Novas, Jaraguá e Mineiros. Dos 15  infectados, 10 são do sexo feminino. 

Estudo realizado pela pasta, aponta que a sublinhagem BQ.1 da ômicron está em circulação no estado desde outubro, período em que foi realizada a coleta de amostras.

Apesar de ser a linhagem mais contagiosa do coronavírus, o Ministério da Saúde afirma que não há dados epidemiológicos que indiquem um aumento na gravidade da doença. No entanto, a presença da BQ.1 pode ser compatível com o aumento do número de casos confirmados da doença no estado. 

Exame:

A identificação da BQ.1 da variante ômicron foi realizada pela Rede Gemônica Estadual, que é integrada pelo Laboratório Estadual de Saúde Pública Giovanni Cysneiros (Lacen) da secretaria, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp