DEIC prende suspeita de estelionato virtual

Mulher pedia dinheiro para suposto tratamento de câncer em São Paulo, segundo delegacia

A Polícia Civil por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC) deu cumprimento ontem (21), a um Mandado de Prisão Preventiva contra Bruna dos Santos Batista de Oliveira, acusada pelo crime de estelionato.

Segundo a DEIC, a acusada se passava por um homem nas redes sociais, se identificando como Igor ou Fernando, em busca de um relacionamento virtual. Os investigadores afirmam que as atividades aconteceram entre três e cinco anos. Após a proposta de namoro virtual ser aceita, Bruna passava a pedir dinheiro para custear um suposto tratamento de câncer no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, ou nos Estados Unidos.

As vítimas chegaram a acreditar que estavam em noivado, mesmo sem nunca terem estado na presença do suposto pretendente. Os investigadores afirmam que Bruna seduzia as vítimas com presentes caros e declarações de amor diárias. A estimativa do prejuízo total causado às vítimas chega a R$ 130.000.

Os investigadores reuniram bilhetes, que teriam sido escritos por Bruna, com nomes falsos, e direcionados às vítimas. Além de escrever as cartas, a própria suspeita teria encaminhado as mensagens, se passando por uma “amiga” dos falsos remetentes.

Bilhetes teriam sido encaminhados por Bruna, que se passava por amiga dos falsos remetentes. Imagem: GREF/DEIC

Gustavo Motta, com informações da DEIC

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp