Um homem, de 36 anos, foi preso suspeito de morder e espancar a mãe, uma idosa de 62 anos, em Anápolis, a 55km de Goiânia. As agressões aconteciam há pelo menos 10 anos e o suspeito teria chegado a quebrar os ossos de um dos braços da mulher.
Os policiais civis fizeram a prisão em flagrante nesta quarta-feira, 30, após denúncias anônimas de vizinhos. Segundo a corporação, a idosa foi encontrada toda machucada e disse que não denunciou os crimes pois queria proteger o filho.
“A vítima já foi agredida fisicamente inúmeras vezes, oportunidades em que sofreu fraturas, foi mordida e espancada, inclusive pelos amigos do autor, usuários de drogas”, diz trecho do boletim de ocorrência.
Preso, o suspeito deve responder por lesão corporal, injúria qualificada, ameaça e perseguição. Como se trata de crimes inafiançáveis, o homem foi levado até uma unidade prisional do município.
Maus-tratos a idosos
O art. 99 do Estatuto do Idosos estabelece maus-tratos a idosos como um crime que pode levar a pena de detenção de 2 meses a 1 ano, e multa. Pode ser configurado como crime quando o idoso é exposto a perigo a integridade física e a saúde física ou psíquica, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando de alimentos e cuidados indispensáveis.