Orquestra Filarmônica é finalista do Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera

Aclamada pelo público, pela crítica e imprensa nacional e internacional, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) pode terminar 2022 com mais um título de peso. O CD Claudio Santoro Sinfonias nº 5 e nº 7, sob a regência de Neil Thomson, é finalista do Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera.
A obra, que conta com o selo Naxos, foi inserida no rol seleto durante votação de um júri especializado, realizada na última semana. Em sua 11a edição, o prêmio tem sete categorias e a OFG concorre na de CD/DVD/Livro.
Além da votação do público, aberta até a meia-noite de 18 de dezembro, haverá também o prêmio da crítica, que será revelado na edição de janeiro/fevereiro da Revista Concerto. Para participar da escolha popular, basta acessar o site concerto.com.br e clicar no link notícias. Cada pessoa pode votar apenas uma vez.
CD Claudio Santoro
Em 2019, o meio musical brasileiro celebrou o centenário do compositor Claudio Santoro (1919 – 1989). Não por acaso, naquele ano, o maestro britânico Neil Thomson e sua orquestra, a Filarmônica de Goiás, embarcaram em um projeto ambicioso: gravar a integral sinfônica do autor para o selo Música do Brasil, da gravadora Naxos. Começaram pelas sinfonias nº 5 e nº 7, que focam a década de 1950, período em que Santoro buscava uma linguagem mais direta e comunicativa com elementos brasileiros.
O álbum foi lançado em março deste ano e faz parte do projeto Brasil em Concerto, fruto de uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).
Mais recentemente, no último dia 18 de novembro, a OFG lançou o álbum Santoro: Symphonies N.º 11,12 & Other Orchestral Works, também pelo selo Naxos. O novo trabalho já está disponível na plataforma Spotify.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Espetáculo Cerrado Mundo Mágico chega no Parque Mutirama neste sábado, 23

Guia para o fim de semana

Espetáculo Contos de Cativeiro no Teatro Goiânia

Montagem será encenada nesta quinta-feira (21/11), no Teatro Goiânia (Foto: Marley Medeiros)

O Teatro Goiânia recebe o espetáculo Contos de Cativeiro, encenado pelo Quilombo Cultural Orum Aiyê.  A peça é uma celebração da cultura afro-brasileira e um testemunho poderoso do protagonismo negro nas artes cênicas.  A montagem será encenada nesta quinta-feira, 21, às 20 horas, com ingressos a partir de R$ 15. Vendas no sympla.

Museu da Imagem e do Som de Goiás inaugura exposição fotográfica de Kim-Ir-Sen

O Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugura a exposição Caminhos Ancestrais: Um Olhar sobre os Povos Originários do Brasil, com fotografias de Kim-Ir-Sen Pires Leal, nesta sexta-feira (22/11), às 19 horas.

As obras retratam as comunidades indígenas do Brasil, suas tradições milenares, rituais sagrados e a ligação com a natureza. A mostra fica em cartaz até 19 de fevereiro de 2025, com entrada gratuita.

Por meio do olhar atento e da técnica refinada de Kim-Ir-Sen, as fotografias capturam a vida cotidiana e a coletividade desses povos. As imagens levam o público a adentrar em um universo de histórias silenciosas, de tradições milenares e de conexões profundas com a terra e com a espiritualidade.

Sobre o artista

Kim-Ir-Sen, natural de Anápolis e nascido em 1951, é fotógrafo, cineasta e professor. Pós-graduado pela PUC-GO, atuou na Ágil Fotojornalismo, uma agência que marcou o jornalismo no Brasil nos anos 80. Trabalhou na Folha de São Paulo, CNPq e Editora Abril.

Kim-Ir-Sen já realizou 75 exposições, 50 palestras e é curador de mostras fotográficas e cinematográficas. Com 15 prêmios recebidos, ele também foi Conselheiro de Cultura do Estado de Goiás.

Banda Mechanics comemora 30 anos de carreira no Centro Cultural Martim Cererê

O Centro Cultural Martim Cererê, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), será palco da celebração dos 30 anos de carreira da banda Mechanics, nesta sexta-feira (22/11), a partir das 19 horas. O show contará com apresentações das bandas Dorsal Atlântica, Spiritual Carnage, Zeugma e Madam No Mercy. Os ingressos estão à venda no site: bilheteriadigital.com.

Formada em Goiânia no final dos anos 1990, a Mechanics se consolidou como uma banda de destaque na cena do rock alternativo nacional. Conhecida por sua sonoridade crua e visceral, a banda abraçou a estética do rock sujo e autoral, influenciada por nomes como The Stooges e Melvins, e expandiu a cena do rock independente em Goiás.

Humorista Tom Carvalho se apresenta no Teatro Goiânia

O humorista Tom Carvalho sobe ao palco do Teatro Goiânia, nesta sexta-feira (22/11), às 20 horas, para um show beneficente em prol das obras sociais do Centro Espírita Grupo André Luiz (Cegal). Toda a renda arrecadada será destinada à instituição.

Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos pelo site: cegal.org.br.

Reconhecido por seu humor leve, inteligente e acessível, Tom Carvalho promete uma noite inesquecível, recheada de risadas e reflexões sobre as situações cotidianas. O comediante, que já conquistou plateias em diversos estados do Brasil, é conhecido por transformar acontecimentos simples em momentos hilários, sempre com espontaneidade e criatividade.

Cerrado Mundo Mágico

O espetáculo Cerrado Mundo Mágico chega ao Parque Mutirama neste sábado, 23, a partir das 15h. De acordo com a organização, o show teatral apresenta uma viagem pelo bioma Cerrado, com música e dança contemporânea.

A direção artística do show e coreografia é de Joisy Amorim, direção musical de Cleyber Ribeiro, com direção cênica e dramaturgia de Wellington Dias. O espetáculo apresenta temas como consciência ambiental e cuidado com a fauna e flora do Cerrado.

As demais atrações do Mutirama seguem funcionando normalmente. Com abertura dos portões às 10h, e encerramento das atividades às 16h.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos