Procon Goiás notifica empresa por aumento de passagem no Entorno do DF

Procon Goiás notifica empresa de transporte por aumento de preços

Nesta segunda-feira, 5, o Procon Goiás notificou a empresa de transportes Viação Expresso. O órgão fiscalizador observou um aumento abusivo no preço das passagens e solicitou que sejam prestados esclarecimentos em um prazo de até dez dias. A alta nos valores é referente às passagens de ônibus no trecho de Planaltina de Goiás a Brasília.

A notificação do Procon Goiás

De acordo com a notificação do Procon Goiás, a Viação Expresso deve apresentar cópias de relatórios técnicos que justifiquem o reajuste. Além disso, a empresa precisa mostrar cópias de planilhas de custo operacional, custo capital, custo de administração e custo tributário referente aos últimos 12 meses.

Por meio do Termo de Notificação, o órgão também solicitou cópias de notas fiscais referentes à compra de combustíveis – sendo uma por semana – adquiridos pela empresa nos últimos 12 meses. A notificação ocorreu após determinação do governador Ronaldo Caiado, que se mostrou indignado com o aumento da tarifa e acionou o Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido foi atendido pelo ministro André Mendonça, que suspendeu nesta segunda a cobrança do novo valor. O reajuste entrou em vigor no último domingo, 4, com publicação da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) no Diário Oficial do DF (DODF) da última sexta, 2.

Assim que tomou conhecimento do aumento da tarifa, uma equipe de fiscalização do Procon se deslocou até o Entorno do Distrito Federal para notificar a empresa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Suspeitos de morte de turista em Jericoacoara são identificados

Suspeitos Identificados na Morte de Turista em Jericoacoara

Na sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Ceará anunciou que identificou os suspeitos envolvidos no assassinato do turista Henrique Marques, de 16 anos, encontrado morto após desaparecer em Jericoacoara. O caso chocou a comunidade local e atraiu a atenção nacional devido à brutalidade do crime.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSDPS), as investigações continuam para localizar e capturar os responsáveis. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também participa da apuração e imagens de câmeras de segurança estão utilizadas na investigação.

Motivação do crime

A motivação do crime ainda não foi descoberta pela Policia Civil. No entanto, o pai da vítima, Danilo Martins de Jesus, acredita que o assassinato foi cometido após o filho tirar uma foto fazendo um gesto, que seria de uma facção rival dos suspeitos envolvidos no caso e ligada ao PCC.

A hipótese não foi confirmada pela Polícia Civil.

Caso

Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, desapareceu na última terça-feira, 17. Segundo o pai da vítima, o filho teria retornado sozinho para o hotel onde estavam hospedados, com o intuito de carregar o celular e descansar para a viagem de volta a São Paulo, marcada para o dia seguinte.

O pai informou que voltou ao hotel horas depois e não encontrou o filho, passando a fazer buscas pelo adolescente na região. Henrique foi encontrado no dia seguinte, próximo à Lagoa Negra, já morto.

Danilo foi até a polícia denunciar o caso, mostrando um vídeo para a polícia onde o filho aparece sendo rendido e arrastado por pelo menos sete pessoas. As cenas foram filmadas por câmeras de segurança de um estabelecimento próximo ao local.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp