O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ficar mais caro em 2023. Segundo um cálculo da empresa fintech Zapay, os donos de carros e motos pagarão em média 12% a mais do que neste ano. Isso porque os veículos seminovos valorizaram, impactando diretamente no reajuste.
O aumento previsto do IPVA
Apesar do reajuste do IPVA para 2023, não houve mudança no valor das alíquotas em relação ao último ano. Essa questão varia de estado para estado e de acordo com o tipo de veículo em questão (carro de passeio, moto, ônibus e caminhão). A maior parte das secretarias estaduais permite que o cidadão efetue o pagamento do imposto em parcela única no mês de janeiro, com um desconto.
Em Goiás, a partir de 2023 o parcelamento de 10 vezes será adotado para todos os contribuintes do IPVA no estado. Para realizar o procedimento do pagamento do imposto, basta acessar o site oficial do Detran.
No portal, inclusive, o órgão disponibiliza o calendário de parcelas de 2022. Neste mês de dezembro, veículos com número 9 no final da placa podem efetuar o pagamento da oitava parcela até o dia 13 de dezembro. Para veículos com número 0 no final da placa, a data limite é 14 de dezembro.