A partir de janeiro de 2023, seis escolas cívico-militares da rede estadual devem ser transformar em colégios militares. As unidades possuem localização no Entorno do Distrito Federal. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou a medida, e já há um edital em andamento para convocar militares que desejam trabalhar na área de educação.
Os novos colégios militares em Goiás
As seis escolas cívico-militares que se transformarão em colégios militares não serão as únicas novas unidades dessa modalidade em Goiás. Nas cidades de Goiânia, Mineiros, Bela Vista de Goiás e Silvânia, o Comando da Polícia Militar estabelecerá mais escolas do tipo para quem quiser ingressar.
Para esclarecer melhor, escolas cívico-militares são diferentes de colégios militares. No primeiro tipo, os militares se envolvem mais na parte administrativa da rede, enquanto civis atuam na parte educacional, como professores. No segundo, os militares compõem a grade do ensino, com um grande enfoque também na parte de disciplina.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está envolvida na transição de escolas cívico-militares já para o início do próximo ano letivo. Segundo o site da Polícia Militar do Estado de Goiás, atualmente são 59 colégios militares no estado, em cidades como Goiânia, Aparecida, Anápolis, Caldas Novas, Hidrolândia, Rio Verde e vários outros pontos do interior.