Moraes afirma que autores de atos antidemocráticos serão responsabilizados 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, aproveitou a cerimônia de diplomação de Lula e Geraldo Alckmin como presidente e vice eleitos para compartilhar o andamento das investigações dos ataques antidemocráticos. No discurso, ele defendeu a democracia e relembrou os percalços vivenciados durante as eleições 2022.

“A diplomação representa o reconhecimento da regularidade e legitimidade da chapa Lula-Alckmin, mas também atesta a vitória plena da democracia e do estado de direito contra ataques antidemocráticos, desinformação e  discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados que já foram identificados e garanto,  serão integralmente responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”, declarou.

Ele afirma que o evento realizado há 90 anos sinaliza a lisura do pleito e cumprimento dos preceitos da Constituição Federal, além de ressaltar que integrantes e familiares de membros do Poder Judiciários sofreram violência. “Ataques à democracia e ao pleito eleitoral não se resumiram à liberdade de imprensa e sistema eleitoral. Grupos organizados atacaram a independência do Judiciário disseminando desinformação e discurso de ódio”, completou Mores.

Um mês atrás, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram hostilizados em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Bolsonaristas se concentraram na porta do hotel e os perseguiram nas ruas da cidade onde participaram de um evento do Lide Brazil Conference, evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais. Em um dos ataques, o ministro Barroso perde a paciência e reage dizendo “Perdeu, mané!”. 

Os principais debates ocorreram publicamente nos últimos quatro anos entre Bolsonaro e Moraes e, em um dos episódio, o atual presidente chegou a xingar Alexandre de “canalha” e “vagabundo”. As fake news e milícias digitais durante a gestão Bolsonaro estão sendo investigadas por Moraes em dois dos 12 inquéritos nos quais Moraes é relator. Apenas no segundo turno, foram retirados 354 impulsionamentos, 7 sites desmonetizados, 711 URLs removidas, 15 perfis suspensos e 5 grupos de Telegram banidos com base em resolução do TSE e por meio de solicitações às plataformas. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos