Bolsonaristas queimam carros e ônibus em protestos antidemocráticos em Brasília

Bolsonaristas queimam carros e ônibus em protestos antidemocraticos em Brasília

Ao menos oito carros e cinco ônibus foram incendiados durante os atos de vandalismo feitos por bolsonaristas no centro de Brasília, na noite desta segunda-feira, 12. As informações são do Corpo de Bombeiros

Do total, quatro ônibus e sete carros foram totalmente queimados e o restante, parcialmente. O primeiro chamado de atendimento ocorreu por volta das 20h30, com informações de um incêndio em prédio na Quadra 2 do Setor Hoteleiro Norte (SHN). 

Os grupos de bolsonaristas também participaram de atos de vandalismo que quebraram a vidraça da entrada da 5ª DP e depredaram um carro da unidade policial. Em relação aos carros de passeio, um dos automóveis queimados estava em um posto de gasolina, também no Setor Hoteleiro Norte. Na mesma área, grupos bolsonaristas espalharam botijões de gás pela via. 

Um homem de 67 anos ficou ferido e precisou de atendimento após desmaiar próximo aos hotéis. Ele estava consciente, orientado e estável, mas reclamou de dores de cabeça devido a inalação de gás lacrimogêneo. A vítima foi levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião. 

Até o momento, ninguém foi preso por vandalismo. Questionada sobre as prisões na manhã desta terça, 13, a Polícia Militar do Distrito Federal informou que ”as informações serão repassadas pela SSP (Secretaria de Segurança Pública)”. A pasta informou também que há pontos de bloqueios nas vias de ônibus queimados, nesta terça-feira, 13. Os trechos estão fechados para a ”devida desobstrução e limpeza” dos locais. 

Prisão de indígena

Os atos começaram após a prisão do líder indígena José Acácio Serere Xavante pela Polícia Federal (PF), após o mesmo participar de atos golpistas promovidos após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais. 

A determinação da prisão temporária partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Segundo a Corte, a decisão se baseia na necessidade de garantia da ordem pública, “diante dos indícios, nos autos, da prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, previstos no Código Penal”.

A PF argumentou ao STF que Serere Xavante teria realizado manifestações antidemocráticas em diversos pontos de Brasília: em frente ao Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional, no Park Shopping, na Esplanada dos Ministérios e em frente ao hotel onde estão hospedados o presidente e o vice-presidente da República eleitos. 

A segurança das proximidades do hotel onde Lula e Alckmin estão hospedados foram reforçadas e policiais fazem rondas no entorno. Segundo a Polícia do Distrito Federal, os protestos foram controlados. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos