Bombeiros recebem novos equipamentos

Aparelhos devem aumentar a eficiência de serviços prestados

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) recebeu hoje (30) às 10 horas, uma cerimônia para a entrega de novos equipamentos para proteção durante combate a incêndios, material de salvamento durante resgates em água, e acessórios para proteção respiratória.

O evento aconteceu no 1º Batalhão Militar do Corpo de Bombeiros, próximo ao Parque Mutirama, no centro. Por meio de nota, a corporação anunciou que os equipamentos devem possibilitar o reaparelhamento do serviço operacional visando mais eficiência nos atendimentos executados pelos bombeiros.

O coronel Adelino Mateus Dewislon ressaltou que os materiais entregues representam um investimento público no montante de R$ 2 milhões de reais.

Solenidade

O militar ressaltou que os aparelhos operacionais foram entregues pelo governo estadual. “Os novos equipamentos chegam no sentido de reforçar a nossa vontade de realizar melhore serviços”, destaca. A solenidade aconteceu às 10 horas da manhã, e contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

Além do titular de Segurança Pública, compareceram ao evento, vários prefeitos goianos, além de representantes da Secretaria de Estado do Planejamento (Segplan) e Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), juntamente com lideranças da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG).

Secretário de Estado de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, cumprimenta o Comandante Coronel Carlos Helbingen Júnior. Imagem: Walter Peixoto

Credibilidade

“Nós não temos vinculação orçamentária obrigatória, e sempre estivemos em luta para oferecer melhores condições de trabalho”, reforça Balestreri. Apesar dos desafios financeiros, o secretário apontou que os bombeiros são identificados como “cuidadores”, e por isso a organização tem mantido o respeito da sociedade.

“Eu quero agradecer por esse magnífico trabalho realizado pelo nosso corpo de bombeiros, que hoje é referência em serviços, planejamento e equipamentos”, pontua. O secretário ainda reforçou que a corporação é o agente público de maior credibilidade no país.

Gustavo Motta

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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