Nesta sexta-feira, 16, o Conselho de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) realiza vistorias em 12 pontes e 1 viaduto em estado crítico na cidade de Goiânia. O objetivo é avaliar as reais condições de cada estrutura, a fim de enviar um relatório para o Ministério Público de Goiás e a Prefeitura de Goiânia e solicitar intervenções nos locais em questão.
As avaliações em pontes e viadutos de Goiânia
Desde 2019, representantes do Crea-GO realizam vistorias em pontes e viadutos em Goiânia. Com a missão de classificar o estado de conservação das estruturas, o órgão elaborou um relatório técnico a respeito de 121 das chamadas Obras de Arte Especiais (OAEs), registrando as dez que apresentaram piores avaliações.
Com isso, o Crea-GO estabeleceu critérios de priorização para intervenções corretivas, com vista a elevar a vida útil das estruturas, garantir sua estabilidade estrutural e segurança para seus usuários. A falta de manutenção preventiva pode acarretar em danos à integridade física, perdas materiais e econômicas, redução do comércio local, redução da mobilidade urbana, entre outros.
Além de vistoriar novamente as dez OAEs com piores avaliações, o Crea-GO acrescentou outras três à lista. Isso porque elas também podem registrar pioras na avaliação funcional e estrutural. No total, são 12 pontes em Goiânia mais o viaduto da Rodovia BR-153, na Avenida Olinda.
Confira os pontos que receberão vistoria pelo Crea-GO na Capital:
- Avenida Universitária, Córrego Botafogo
- Avenida das Pirâmides, Córrego Água Branca
- Avenida Acary Passos, Córrego Água Branca
- Dr. Constâncio Gomes, Córrego Botafogo
- Avenida Perimetral Norte, Ribeirão João Leite
- Avenida Presidente Kennedy, Ribeirão João Leite
- Rodovia BR-153, Avenida Olinda
- Avenida T-63, Córrego Cascavel
- Avenida T-9, Córrego Cascavel
- Avenida Marechal Rondon, Ribeirão Anicuns
- Rua José Hermano, Ribeirão Anicuns
- Avenida Santo Afonso, Córrego Cascavel
- Avenida 24 de Outubro, Córrego Cascavel