Semana será de chuvas com risco de alagamentos em Goiás

Semana será chuvas com risco de alagamentos em Goiás

Repetindo o cenário registrado na segunda quinzena de dezembro do ano passado, as chuvas dos últimos três dias causaram diversos alagamentos em diferentes pontos da região Nordeste de Goiás. Para essa semana, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão é de mais temporais.

No último sábado, 17, o Cimehgo chegou a emitir uma alerta em relação às chuvas em Pirenópolis, mas que, segundo o gerente do órgão, André Amorim, o aviso se estende, principalmente, às cidades turísticas de Goiás.

“Tem muita chuva para cair até o final do mês. Temos expectativas de mais 300 milímetros de chuva e isso vai causar problemas, porque as nossas cidades não estão preparadas para tanta chuva”, explicou André.

O gerente da Cimehgo também afirma que o volume de água já era esperado e que uma força-tarefa foi montada, para evitar mortes e acidentes graves.

“Nós estamos trabalhando em parceria com as defesas civis municipais e Corpo de Bombeiros. Nós estamos com equipes em campo, já fazendo o monitoramento, tanto aqui em Goiânia, quanto no interior”, ressalta André.

Para quem pretende viajar, o Cimehgo orienta que os motoristas não peguem a estrada no período noturno. Isso porque as chuvas volumosas tendem a atrapalhar a visibilidade, deixar grande volume de água nas rodovias, além de inundar pontes, causando risco de desabamento.

Confira como fica a previsão do tempo para essa semana:

“Muita nebulosidade que estará espalhada sobre o Estado de Goiás, favorecendo a formação de áreas de instabilidade em várias regiões do Estado, com isso teremos chuvas volumosas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios”, afirma boletim da Cimehgo.

Alerta: Para o risco potencial para chuvas volumosas em várias regiões do Estado.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos