Neste réveillon, o setor hoteleiro de todo Brasil deve registrar índices de ocupação próximo a 100% nos principais destinos, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Se concretizado, a estimativa representará uma ótima recuperação no segmento, que registrou 92,10% no último ano.
Segundo o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, a virada de 2022 para 2023 deve marcar ”uma das melhores altas temporadas dos últimos tempos”.
Entre os destaques dos destinos nacionais está a Região Nordeste, tendo a Bahia como indicadores na casa de 95% na maior parte das regiões turísticas, como Salvador e Porto Seguro já em 100%. Em Pernambuco, Porto de Galinhas também deve alcançar a marca dos 100%, enquanto Recife tende a ultrapassar os 90%.
Já na Região Sudeste, o litoral de São Paulo tem o maior indicador, podendo atingir os 100%, enquanto o interior tende a fechar com 95% e, a capital, em torno de 90%. No Rio de Janeiro, principal destino no fim de ano, a ocupação é de 82% até o momento, com expectativa de chegar aos 100%.
No Sul do país, principalmente em Florianópolis, a previsão é também de 100%, com 90% na Costa Verde e Mar e nos Caminhos do Canyons. Os dois polos turísticos da Serra Gaúcha, Gramado e Bento Gonçalves, que irão receber cerca de 1,1 milhão de visitantes, levando a ocupação a índices próximos de 100%.
A grande surpresa é para a região do Centro Oeste, onde Brasília tem os maiores indicadores devido à posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na capital federal, os hotéis estão com 90% de ocupação. Em alguns estabelecimentos, 100% dos quartos estão reservados.