Eleitos em 2022 são diplomados em cerimônia do TCE Goiás

Eleitos em 2022 são diplomados em cerimônia do TCE Goiás

Os deputados estaduais e federais, senador, governador e vice-governador de Goiás eleitos no pleito de outubro deste ano receberam diplomas que atestam o direito ao cargo. Um evento reuniu autoridades em evento na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na manhã desta segunda-feira, 19. Reeleito, Ronaldo Caiado  participou por videoconferência por ainda estar se recuperando de uma cirurgia no coração.

Ao todo, 61 políticos foram confirmados como vitoriosos nas urnas, sendo 41 deputados estaduais, 17 deputados federais, o senador Wilder Morais (PL), o vice-governador Daniel Vilela e o governador Caiado. Sem o processo, nenhum eleito pode tomar posse do mandato, que está prevista para às 17 h no plenário da Assembleia Legislativa. A realização do evento ocorre após o prazo de questionamento e de processamento do resultado das eleições, mas tem data limite de 19 de dezembro do ano do pleito. 

Na cerimônia, dois deputados participaram após serem reconhecidos durante recontagem dos votos que teve resultado divulgado há pouco mais de uma semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). O revés ocorreu porque as candidaturas deles foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após as eleições. Ao final, George Morais entrou no lugar de Thiago Albernaz e Fred Rodrigues assumiu a vaga de Cristóvão Tormin. TRE fez recontagem porque o TSE aprovou as candidaturas deles depois da eleição.

A diplomação do presidente da República eleito, Luís Inácio Lula da Silva aconteceu na última segunda-feira, 12. Em seu discurso de diplomação da sede do TSE, ele reforçou compromisso com a democracia e a Constituição. Emocionado, relembrou o processo eleitoral e criticou indiretamente o adversário Jair Bolsonaro. O petista teve 50,08% dos votos válidos nas urnas eletrônicas. A próxima etapa do protocolo é a posse no cargo em 1º de janeiro de 2023, que marca a investidura no mandato entre 2023 e 2026.

Responsabilização

Na ocasião, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, aproveitou a cerimônia de diplomação de Lula e Geraldo Alckmin como presidente e vice eleitos para compartilhar o andamento das investigações dos ataques antidemocráticos. No discurso, ele afirmou que os grupos que cometeram ataques antidemocráticos, desinformação e  discurso de ódio já foram identificados e “serão integralmente responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Assistência integral em odontologia do Crer de Goiás é destaque entre especialistas

Com o objetivo de oferecer assistência integral ao usuário, o Governo de Goiás, por meio do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, conta com atendimento odontológico de referência para os pacientes em tratamento na unidade. Este serviço tem atraído o interesse de especialistas de várias localidades.
 
O Crer é único em sua abordagem, oferecendo um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local. Recentemente, a unidade recebeu a psicóloga e professora da Universidade Britânica de Sheffield, Sarah Baker, editora-chefe da Community Dentistry and Oral Epidemiology, uma das publicações de grande relevância no campo de ensino e pesquisa da odontologia. Sarah, que veio ao Brasil a convite da Universidade Federal do Goiás (UFG) para conhecer como a odontologia funciona no Sistema Único de Saúde (SUS), ficou impressionada com o trabalho da unidade.
 
“O Crer é único. Nós não temos um serviço similar a esse no Reino Unido. O fato de você oferecer um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local é único. Foi uma visita maravilhosa,” afirmou a professora Sarah.
 
Além disso, o Crer também recebeu intercambistas da Universidade de São Paulo (USP). Os estudantes da USP, Leticia Santos Maciel e Rodrigo Camargo Soares Figueiredo, destacaram a oportunidade de terem uma prática enriquecedora. Eles ressaltaram a importância da qualificação profissional e da inclusão no atendimento odontológico hospitalar.
 
“A visita foi uma experiência que mudou minha visão do atendimento odontológico em ambiente hospitalar. O tratamento odontológico de pessoas com deficiência segue o viés científico e ético. Profissionais qualificados cuidando de pessoas que muitas vezes têm o atendimento negado em outros centros,” compartilhou Rodrigo.
 
O atendimento altamente especializado e direcionado a pessoas com deficiência é um diferencial do Serviço de Odontologia do Crer. Com profissionais capacitados para esse tipo de assistência, o hospital oferece atendimento nas especialidades de periodontia, endodontia, dentística e pediatria. Desde sua abertura, a unidade já realizou mais de 270 mil procedimentos odontológicos, demonstrando sua eficácia e compromisso com a saúde bucal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp