ACCG promove palestra sobre cuidado com luto

Lutar para Continuar

Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), por meio Instituto de Ensino e Pesquisa, promove a palestra “Lutar para Continuar”, ministrada pela Professora e Doutora Gláucia Rezende Tavares. O evento será realizado no Auditório do Hospital Araújo Jorge, das 19h30 às 21 horas. A entrada são dois quilos de alimento não perecível.

Psicóloga, doutora em Ciências da Saúde da Criança e adolescente, pela UFMG, Gláucia atua em Cuidados Paliativos, especialista em luto.  Além disso ela é autora dos livros “Do Luto a Luta” e “E a Vida Continua”, além de ser presidente do projeto Rede API – Apoio a Perdas Irreparáveis. O foco da palestra é oferecer recursos aos profissionais de saúde para o cuidado com as pessoas que vivenciam o processo de perdas concretas ou simbólicas, morte e luto.

Esta palestra inaugura uma série de eventos que serão promovidos pela ACCG sobre o tema “Cuidados Paliativos”. O objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde para o aprimoramento das técnicas que envolvem pacientes em estado terminal e fora da possibilidade de cura.

Telma Noleto Rosa Franco, Psicóloga da ACCG e Coordenadora dos Cursos de Especialização Psicologia da Saúde e Hospitalar e Especialização Multidisciplinar em Cuidados Paliativos ACCG/PUC, afirma que apesar de temido e inevitável, o luto é um processo natural de elaboração da perda. “Por isso que compreender e estudar o luto não é prerrogativa de um único campo do saber”, ressalta. (Assessoria de Comunicação da ACCG)

Serviço

Palestra “Lutar para Continuar” – Com a psicóloga Gláucia Rezende Tavares

Data: 07 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Auditório do Hospital Araújo Jorge

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp