Papai Noel da Polícia distribui brinquedos para crianças vulneráveis

A Polícia Penal do Estado de Goiás realizou, na manhã desta quarta-feira, o Natal Esperança no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia

A Polícia Penal do Estado de Goiás realizou, na manhã desta quarta-feira, 21, o Natal Esperança no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A ação resultou na entrega de mais de 600 brinquedos, atividades de lazer e um delicioso lanche e guloseimas para crianças em situação de vulnerabilidade social. Na oportunidade, a garotada ainda se divertiu no encontro com o Papai Noel.

O evento natalino, realizado com a participação da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Conselho da Comunidade em Execução Penal, teve como objetivo proporcionar uma atmosfera lúdica, tanto para a população da região, quanto para as crianças que participavam de visitas aos pais custodiados.

Durante o “Natal Esperança”, o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, destacou a pureza e o entusiasmo das crianças ao ver um dos principais símbolos da festividade, o Papai Noel. “A felicidade no olhar de cada um quando chegava perto do Papai Noel era de admirar. Não imaginávamos o carinho receberíamos em troca”, afirmou.

“Oferecemos um momento de lazer, um espaço para que as crianças e os familiares pudessem confraternizar. Sabemos que muitos dos que participaram não têm acesso aos itens que trouxemos, e ver a alegria no rosto de cada um é um retorno imensurável”, frisa Alline Scaglia, coordenadora da 1ª Regional da DGAP.

Aproximadamente 500 pessoas, entre crianças e adultos, participaram do evento. “É um jeito de nos mantermos próximos das crianças e da população como um todo, mostrando que a Polícia Penal está presente intra e extramuros”, defendeu o diretor-geral adjunto da DGAP, Firmino José.

Interior

Além desta festividade, outras unidades da DGAP pelo interior do Estado estão promovendo eventos com Papai Noel e distribuição de brinquedos e lanches esta semana. Também são ações voltadas para crianças em situação de vulnerabilidade social.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Assistência integral em odontologia do Crer de Goiás é destaque entre especialistas

Com o objetivo de oferecer assistência integral ao usuário, o Governo de Goiás, por meio do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, conta com atendimento odontológico de referência para os pacientes em tratamento na unidade. Este serviço tem atraído o interesse de especialistas de várias localidades.
 
O Crer é único em sua abordagem, oferecendo um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local. Recentemente, a unidade recebeu a psicóloga e professora da Universidade Britânica de Sheffield, Sarah Baker, editora-chefe da Community Dentistry and Oral Epidemiology, uma das publicações de grande relevância no campo de ensino e pesquisa da odontologia. Sarah, que veio ao Brasil a convite da Universidade Federal do Goiás (UFG) para conhecer como a odontologia funciona no Sistema Único de Saúde (SUS), ficou impressionada com o trabalho da unidade.
 
“O Crer é único. Nós não temos um serviço similar a esse no Reino Unido. O fato de você oferecer um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local é único. Foi uma visita maravilhosa,” afirmou a professora Sarah.
 
Além disso, o Crer também recebeu intercambistas da Universidade de São Paulo (USP). Os estudantes da USP, Leticia Santos Maciel e Rodrigo Camargo Soares Figueiredo, destacaram a oportunidade de terem uma prática enriquecedora. Eles ressaltaram a importância da qualificação profissional e da inclusão no atendimento odontológico hospitalar.
 
“A visita foi uma experiência que mudou minha visão do atendimento odontológico em ambiente hospitalar. O tratamento odontológico de pessoas com deficiência segue o viés científico e ético. Profissionais qualificados cuidando de pessoas que muitas vezes têm o atendimento negado em outros centros,” compartilhou Rodrigo.
 
O atendimento altamente especializado e direcionado a pessoas com deficiência é um diferencial do Serviço de Odontologia do Crer. Com profissionais capacitados para esse tipo de assistência, o hospital oferece atendimento nas especialidades de periodontia, endodontia, dentística e pediatria. Desde sua abertura, a unidade já realizou mais de 270 mil procedimentos odontológicos, demonstrando sua eficácia e compromisso com a saúde bucal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp