Bares e restaurantes têm expectativas altas para o verão

Bares e restaurantes têm expectativas altas para o verão

O verão chega oficialmente ao Brasil nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro e, com ele, a expectativa de receita dos bares e restaurantes cresce. O período de férias e as altas temperaturas contribuem para os clientes consumirem por mais tempo nos estabelecimentos. Em 2023, empreendimentos do setor esperam aumento de até 20% no faturamento em relação ao verão do ano passado, período em que houve o pico da variante Ômicron, resultando na retração do movimento.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Seccional Goiás, Danillo Ramos, por janeiro ser um mês de férias e muitas famílias viajarem, os locais turísticos em Goiás recebem mais visitantes. “Muitos saem de Goiânia nesse período, mas cidades como Caldas Novas e Pirenópolis ficam lotadas de visitantes. E isso estimula a visitação em bares e restaurantes nesses municípios”, revela. Além disso, ressalta Danillo, no verão os dias são mais longos, permitindo à população a prática de happy hour em bares e restaurantes.

Avaliação

Para o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, 2022 foi ótimo para o setor como um todo. “Saindo do período crítico da pandemia, os consumidores voltaram a frequentar os estabelecimentos. Neste ano, tivemos um enorme desafio, que foi a inflação. Os proprietários não conseguiram repassar o aumento de preço dos insumos para o consumidor final, mas o faturamento voltou”, destaca.

“Enfrentamos o desafio de sobreviver. Tivemos um salto positivo, incentivado pela cerveja que subiu menos que a inflação. Além disso, a Copa do Mundo trouxe um movimento ótimo, ainda que o Brasil não tenha chegado até o fim da disputa. O consumidor estava ávido”, completa.

Segundo dados da Abrasel, 18% das empresas operam com prejuízo, enquanto 37% estão em equilíbrio. Entretanto, o setor deve fechar o último trimestre de 2022 com volumes recordes: em relação a 2019, a expectativa é que o faturamento crescerá 8% em termos reais.

Inflação no setor

Os últimos dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal medidor da inflação no país, divulgado em novembro deste ano, indicaram que o índice geral no acumulado do ano está em 5,13%, enquanto a inflação da alimentação fora do lar está em 6,93%.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gaetano Di Mauro conquista vitória histórica na Stock Car em Goiânia

No domingo, 24, Gaetano Di Mauro fez história na pista de Goiânia, conquistando a vitória na corrida principal da penúltima etapa da Stock Car 2024. Este foi o terceiro triunfo do piloto na temporada atual.
Di Mauro, que será piloto da Eurofarma em 2025, demonstrou uma performance dominante desde o início do fim de semana. No sábado, 23, ele conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series, mostrando sua habilidade e consistência nas qualificatórias.
Na corrida principal, realizada em uma tarde escaldante na capital goiana, Di Mauro manteve a liderança de ponta a ponta, superando outros competidores notáveis como Ricardo Maurício. Sua vitória foi fruto de uma estratégia bem executada e de uma condução impecável.
Com esta vitória, Di Mauro reforçou sua posição na classificação geral da temporada e deixou claro seu potencial para as próximas competições. A conquista também marcou um momento especial para o piloto, que celebrou com entusiasmo ao cruzar a linha de chegada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp