Avaliação do STF melhora e rejeição cai, principalmente entre anti-Bolsonaro

STF vai proibir demissões sem justa causa? Entenda

Uma pesquisa revelou que críticos do governo Bolsonaro são os que melhor avaliam positivamente a imagem do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi constatada em uma enquete realizada pelo Datafolha na qual também consta que diminuiu a rejeição à Corte. 

 

Em julho deste ano, 33% das pessoas reprovaram a atuação dos ministros e agora caiu para 31%. Esse percentual é o mesmo de aprovação. O instituto aponta que homens (36%), com mais instrução (40%), ricos (61%) e apoiadores do atual governo (50%) lideram na rejeição ao STF.

 

Avaliação popular do STF

Julho de 2022 Dezembro de 2022
Avaliação Positiva 23% 31%
Avaliação Negativa 33% 31%
Avaliação Regular 34%
Não sabe avaliar 4%

Fonte: Datafolha

 

A relação entre o governo Lula e o Judiciário deve ser boa, segundo a população. Após uma sequência de embates desde a Operação LavaJato iniciada na gestão de Dilma Rousseff, em 2014, a tendência é de uma relação amistosa para 54% das pessoas ouvidas pela Datafolha. A maioria delas é da região Nordeste, reduto eleitoral do petista. Os ricos são os que mais duvidam de uma boa relação a partir do ano que vem.

 

O discurso de Lula na cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liderada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, neste mês deu sinais de que o passado é passado. Ele elogiou o “enfrentamento à violência, à ilegalidade, ao desrespeito” e se comprometeu a “construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra todas as formas de injustiça, que recebo pela terceira vez este diploma de presidente eleito do Brasil”.

 

A pesquisa Datafolha ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios de todo o Brasil e tem índice de confiança de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos