Bolsonaristas organizam caravanas para manifestações em Brasília

Movimentos de direita e esquerda preparam manifestações no Dia do Trabalhador

Ainda insatisfeitos com o resultado da eleição presidencial, bolsonaristas têm organizado caravanas vindas de diversos estados para acampar em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Os ônibus começaram a chegar na capital federal na quarta-feira, 28, e têm previsão de voltar aos respectivos estados até domingo, 1º, após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão se deslocando para Brasília na expectativa de voltar a encher o QG mesmo após esforços do governo do Distrito Federal para que a aglomeração seja desfeita. Eles esperam conseguir aumentar a pressão contra a entrega da faixa presidencial a Lula. 

Até o momento, ao menos 17 caravanas foram confirmadas nos estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O custo da viagem varia: algumas caravanas garantem transporte e alimentação gratuitas. Já outras cobram até R$ 490 pelo trajeto de ida e volta, como no caso de Florianópolis. 

Em Goiânia, a caravana é organizada pelo comerciante Heleno Inacio da Silva, de 63 anos. Segundo ele, cada ônibus tem capacidade para levar até 58 pessoas e dois ônibus já foram confirmados. O grupo parte no próximo sábado, 30, e a expectativa é que até o fim da semana a procura aumente. 

“Agora, ou vai ou arrebenta. Porque se definir que o Lula realmente assume, a gente sai da porta dos quartéis”, avalia Heleno. “Tem muitos dias que o pessoal está lá. Todo mundo acampado, nesse manifesto contra as eleições. Então, a gente tem que tentar lutar pelo nosso país”, afirmou ao Metrópoles. 

Em frente aos quartéis contra as eleições democráticas

Os extremistas bolsonaristas estão há quase 60 dias acampados em frente ao QG do Exército em Brasília, onde defendem a anulação da eleição e a intervenção militar no país. 

O grupo esperava um pronunciamento ou ação do presidente Jair Bolsonaro, mas o mesmo se manteve inclusivo e ficou 40 dias em silêncio. A última conversa pública do presidente foi em 9 de dezembro e durou cerca de 20 minutos. Nela, Bolsonaro falou por cerca de 20 minutos para 200 pessoas que estavam no Palácio da Alvorada e não parabenizou o adversário nas eleições presidenciais. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos